No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, conhecido como Abril Azul. E o Serviço Social da Pediatria do Hospital Geral de Guarus (HGG) promove durante todo o mês uma abordagem aos pacientes e seus familiares para levar informação e esclarecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema é alvo da sensibilidade do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, que, em março de 2024, lançou o programa NeuroAção. No mundo, a condição atinge uma a cada 100 crianças, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Queremos contribuir para menos preconceito e mais inclusão da pessoa com TEA, por meio de orientações sobre os direitos e sobre a rede de apoio no município para atendimento às pessoas atípicas”, informou a assistente social Maryluci Campos.
O HGG, referência em emergência branca, possui 20 leitos pediátricos, alguns deles ocupados por crianças com TEA. Por isso, o hospital mantém um fluxo de atendimento específico de cada paciente, promovendo o direcionamento correto e preciso. É o que explica a diretora clínica do HGG, a médica Luisa Barreto. “Entendemos que a internação dos pequenos na pediatria é uma excelente oportunidade para conscientização de seus familiares sobre diagnóstico e tratamento multidisciplinar da criança neuro atípica. E quando detectamos o espectro em nossos pacientes internados, encaminhamos para o projeto NeuroAção da Prefeitura de Campos, seguindo assim com o fluxo de atendimento do paciente e seus familiares”, explica Luisa.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, reconheceu a importância de o HGG integrar o programa municipal NeuroAção. “Parabenizo o prefeito Wladimir pela iniciativa do NeuroAção, e é um orgulho ter o HGG como braço desse programa para manter os pacientes integrados ao serviço público para os ajudar a entender que o autismo não é doença. Dessa forma, essas crianças também são doutrinadas a ter uma trajetória normal de vida e que saibam se proteger da desinformação que os possa fazer vítimas de preconceito", revelou Mussi.
Sobre o NeuroAção
O prefeito Wladimir Garotinho lançou o programa NeuroAção no dia 21 de março de 2024, no auditório da Prefeitura de Campos. O programa é direcionado ao tratamento de crianças atípicas, promovendo o diagnóstico precoce, monitoramento permanente e tratamento padronizado em toda rede de saúde, com definição do fluxo de atendimento por nível de complexidade e capacitação continuada.
O que é o TEA — De acordo com a OMS, o TEA refere-se a condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. O TEA não é uma doença e, por ser um espectro, aparece de formas diferentes em cada caso, podendo se manifestar de forma leve até casos mais graves.
fonte: secom