Nesta quarta-feira (10), a primeira-dama do município, Tassiana Oliveira, visitou a Associação Irmãos da Solidariedade, no Jardim Carioca, que assiste mais de 100 portadores do vírus HIV. Após percorrer as instalações da casa, cumprimentar e abraçar os pacientes e funcionários, Tassiana entregou bombons a cada um deles. Ela foi recebida pela presidente da associação, Fátima Castro, e pela coordenadora da casa, a assistente social Renata Melila Duarte.
“Ainda estamos cumprindo a agenda de Páscoa para que todos tenham um dia diferente. Por causa das fortes chuvas que caíram em Campos no final de março, castigando o distrito de Santo Eduardo, ficamos impedidos de vir aqui antes”, disse Tassiana, ressaltando que a pessoa encontra um amor incondicional na associação.
Na casa, que vai completar 36 anos de fundação em julho deste ano, residem 40 pacientes que recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, fisioterapeuta, psicanalista, psicóloga, assistente social, nutricionista, terapeuta, advogado, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem.
Uma delas é Dulcinéia Carriço, 61 anos. Residindo há 9 meses na associação, ela disse que, ao descobrir a doença, tentou suicídio por duas vezes por não aceitar sua nova condição. “Quando cheguei aqui fui abraçada por todos e entendi o que é ser acolhida de verdade. É minha nova casa e não quero ir embora”, disse Dulcinéia, acrescentando: “É bom saber que existem pessoas que se preocupam com a gente, porque o preconceito ainda existe”.
Já Fátima Castro ressaltou a importância de iniciativas como essa. “A Prefeitura é uma grande parceira nossa. Essas ações nos mostram que não estamos sozinhos. São 36 anos de muita luta e é uma dádiva poder continuar ajudando as pessoas. Somos a única casa do país que oferece esse atendimento completo”, afirmou.
fonte: secom