A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Envelhecimento Humano (UnaTI/Uerj), entregaram, nesta semana, os certificados dos aprovados nos cursos do Projeto QUALIdade. Durante a cerimônia, realizada na Uerj, foi anunciado também a continuidade do projeto para o ano de 2024.
O programa ofereceu, gratuitamente, 1.5 mil vagas nos cursos de Introdução à Gerontologia, Atualização no Cuidado com a Pessoa Idosa e Treinamento em Gerontologia. As aulas foram voltadas para gestores, técnicos, conselheiros, profissionais da rede e cuidadores familiares interessados ou atuantes nas políticas de atenção às pessoas idosas do Rio de Janeiro. Os alunos estudaram modalidade on-line e os cursos duraram três meses.
O secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, destacou a importância de se ter uma rede de apoio ao público 60+ cada vez mais qualificada.
- Esse é um importante projeto que capacita os profissionais envolvidos no cuidado com a pessoa idosa, que também se tornam multiplicadores dos seus aprendizados. Estamos muito felizes em entregar esses certificados e anunciar que o programa terá continuidade neste ano, com 1.5 mil vagas nos cursos de Cuidador de Idosos, Cuidados Paliativos e Gestão de Política Pública. As inscrições serão divulgadas em breve - afirmou.
A aluna Cláudia Doin, de Nova Friburgo, é médica psiquiatra e participou das aulas junto com os técnicos de enfermagem que a auxiliam com os cuidados de seu pai.
- Eu tenho muito interesse nessa área e fiz o curso junto com os cuidadores do meu pai. O cuidado à pessoa idosa com ética é muito importante. Nos capacitamos ainda mais para prover o cuidado com ele e outras pessoas que podemos atender. Então, essa qualificação fez muita diferença no nosso dia a dia - explicou Claudia.
Na cerimônia, o secretário Alexandre Isquierdo recebeu a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva; a superintendente da Pessoa Idosa da Seijes, Lícia Mattesco; o diretor do Núcleo do Envelhecimento Humano da Uerj, Renato Veras; e a coordenadora de Extensão do Núcleo do Envelhecimento Humano da Uerj, professora Sandra Rabello.
fonte: secom