O projeto Educação em Vigilância Sanitária (Educavisa), da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, promoveu nesta quinta-feira, 14, no auditório municipal, uma capacitação sobre documentos sanitários obrigatórios para estabelecimentos de saúde exigidos nas fiscalizações da Vigilância Sanitária. A ação contou com a presença de responsáveis técnicos de clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, farmácias e unidades de saúde pública.
A capacitação teve o objetivo de reforçar e dar ciência de quais documentos são exigidos nas visitas aos estabelecimentos, como: termo de responsabilidade técnica, procedimentos operacionais padrão, plano de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde, comprovante de dedetização e desratização, limpeza de caixa d´água, entre outros.
“Temos notado uma dificuldade dos responsáveis pelos estabelecimentos elaborarem e apresentarem alguns documentos fundamentais. Por isso estamos prestando essa consultoria para que eles possam sanar todas as dúvidas, visando facilitar o tramite nas próximas visitas de fiscalização”, ressaltou a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Sâmia Damas.
Este tipo de capacitação, complementa a coordenadora, é importante tendo em vista que a Vigilância Sanitária trabalha com a prevenção de riscos e danos à saúde do consumidor, e se tratando de unidade de saúde se torna ainda mais importante, por ser classificada como atividade de alto risco. “Então, a gente precisa minimizar esses riscos para não trazer esse dano para a população”.
Para Ana Patrícia Pereira de Souza, proprietária de uma clínica de saúde na sede do município, a capacitação foi excelente. “Gostei muito. Quando a gente começa a gestão de um empreendimento na área de saúde é tudo muito novo, e esse trabalho de orientação sobre a documentação necessária para gerir a empresa é fundamental para facilitar no momento da fiscalização da Vigilância Sanitária”, disse Patrícia.
A capacitação contou com a presença dos palestrantes, auditores fiscais da Vigilância Sanitária, Carla Geovana Chagas Pereira (área de odontologia), Rafael dos Santos Costa (área de alimentos), Fernanda Fraga Pessanha (área de farmácia) e Keila Barcelar Duarte (área de nutrição).
fonte: secom