Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura promove mesa redonda com o tema “Acolher é Prevenir”
Por Administrador
Publicado em 01/10/2025 10:34
Geral
 

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Governança Digital, realizou, na tarde dessa terça-feira (30), o encerramento das ações do Setembro Amarelo, iniciativa que marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
 
Foram realizadas discussões em uma roda de conversa, com o tema “Acolher é Prevenir”, composta pela Psicóloga e Coordenadora de saúde mental, Jhayana Lins, da médica psiquiatra do Caps AD, Mayara Barcelos, da fisioterapeuta chefe do serviço de reabilitação do HFM, Ettes Martins, e da assistente social e coordenadora do Caps III. 
 
Também estiveram presentes profissionais de diversas secretarias municipais, como assistência, saúde, do Programa Saúde na Escola (PSE), Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Programa Saúde e Assistência, equipe técnica do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e Juventude, Secretaria de Educação, coordenações de acolhimento, Cidac, Administração e Contratos, entre outras.
 
O secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira de Castro, abriu o evento e falou sobre o tema.
 
“Vivemos um momento difícil, tenso, um tempo de muita polarização e sobrecargas que roubam de nós oportunidades preciosas de estar com as pessoas. Em nossa gestão estamos cuidando dos próximos 35 anos da Prefeitura de Campos. Cuidando dos novos servidores, para que eles comecem a chegar em grandes quantidades e tenham todo nosso suporte, e assim surgirá uma nova Prefeitura. A Prefeitura oferece aos seus servidores segurança psicológica, para que nos nossos ambientes, a gente tenha condições de crescer e se desenvolver como pessoa. Formar espaços para que cada um de nós possa ter sua reflexão pessoal e com ela crescer. Nós precisamos criar oportunidades para que as pessoas cada vez mais se sintam pertencentes a uma comunidade”, concluiu.
 
A gerente de Educação Corporativa, Jamile Cristine, comentou sobre a iniciativa. “O evento de hoje teve como objetivo reunir os profissionais que estão na base, pois a informação precisa chegar nesses profissionais. Às vezes trabalhar na base é um pouco solitário, e nosso objetivo foi reunir especialistas, servidoras do município, para trazer a discussão mais próxima da nossa realidade. Além de reunir na plateia profissionais que estão na base, fazendo essa escuta e esse acolhimento, para que a informação possa chegar de fato e que seja um momento de partilha, de troca e de vivências”, afirmou.
 
A psicóloga e coordenadora de saúde mental Jhayana Lins falou de questões relevantes para serem trabalhadas durante todo ano.
 
“Esse é um tema muito sensível, que carece realmente de diálogo. É sempre bom lembrar que tratar do tema de prevenção e promoção das questões de saúde mental é um trabalho nosso do ano inteiro. Esse mês ele traz esse emblema mais voltado às questões relacionadas ao sofrimento psíquico grave e questões relacionadas ao suicídio. E é muito importante termos esse espaço de diálogo com os servidores, que precisam desse cuidado, precisa estar instrumentalizado para ter recursos para trabalhar na base do atendimento, seja qual for o segmento a gente está lidando com pessoas. É preciso ter escuta qualificada, como forma eficaz de acolhimento e prevenção”, explicou.
 
fonte: secom
Comentários