Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a Semana Nacional de Trânsito 2025 reforça uma pauta fundamental já abordada no Movimento Maio Amarelo 2025: a velocidade. Em Campos, órgãos ligados a Prefeitura alertam para a importância de manter a atenção redobrada na hora de conduzir qualquer tipo de veículo.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, destacou que a maior parte dos acidentes em Campos é provocada por imprudência. “Parte dos acidentes são provocados por negligência e imperícia, mas a grande maioria por imprudência. A gente verifica todos os dias condutores que não têm a devida atenção à sinalização semafórica, não respeitam as regras de trânsito, de circulação, parada, carga e descarga, e o Centro de Controle Operacional (CCO) é uma ferramenta importante porque tem obviamente subsidiado ações da Guarda Municipal e do próprio Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT)”, disse.
Neste ano, com base em dados da Guarda Civil Municipal, a infração de estacionar no passeio foi a que mais gerou multas até agosto, 1.717 no total. Já a condução de motocicleta, motonetas e ciclomotores sem capacete de segurança foi a segunda com mais multas geradas, somando 1.166.
Através desse cenário, a Guarda reforça a necessidade de mais conscientização dos condutores e de respeito às regras de trânsito para reduzir riscos de acidentes.
“Nosso objetivo é garantir mais segurança e conforto no trânsito, retirando de circulação veículos em mau estado de conservação, condutores não habilitados e situações que possam colocar em risco a vida das pessoas. Vale destacar que grande parte dos condutores abordados está regularizada, com habilitação e veículos devidamente licenciados. Em alguns casos, são aplicadas autuações que não exigem a remoção do veículo, mas sempre acompanhadas de orientações sobre a importância da segurança viária. As operações não têm como finalidade apenas punir, mas também de conscientizar. Muitos condutores compreendem, após a abordagem, que a fiscalização existe para proteger todos que circulam em nossas vias”, explicou o comandante da Guarda, Wellington Levino.
Muitas dessas infrações são flagradas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO), que conta com 240 equipamentos espalhados em pontos estratégicos da cidade.
“O CCO não se limita à parte de segurança pública. A gente trabalha muito baseado na parte de prevenção de acidentes de trânsito e também ações sociais, como a localização de um casal que havia se perdido durante uma viagem e foi encontrado em Campos também com o auxílio das câmeras e o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Então é uma gama de atribuições que o CCO hoje incorpora ao município e facilita não só a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, não só o IMTT, mas todas as secretarias que precisam do serviço”, destacou Ibiapina.
fonte: secom