O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), em parceria com a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG) e a Prefeitura de Duque de Caxias, entregou, na manhã de hoje (18/09), novos equipamentos que vão fortalecer o trabalho de coleta seletiva e valorização dos catadores. A iniciativa contempla a entrega de um caminhão adaptado e containers destinados à separação de materiais recicláveis, fruto de investimentos federais voltados à gestão sustentável de resíduos sólidos.
A parceria reafirma o compromisso dos governos federal e municipal com a sustentabilidade, a inclusão social e a valorização do trabalho dos catadores, fortalecendo as ações de coleta seletiva e de economia circular em Duque de Caxias. De acordo com o presidente da ACAMJG, Sebastião Carlos dos Santos, o Tião Santos, os equipamentos representam um marco para os trabalhadores. “Os novos equipamentos vão melhorar a infraestrutura, aumentar a produtividade e gerar trabalho e renda. Isso é resultado da parceria do Ministério das Cidades, da Prefeitura de Duque de Caxias e da Associação”, destacou.
O coordenador-geral de Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem do Ministério das Cidades, Jamaci Avelino do Nascimento Junior, reforçou a importância da integração entre governos e associações para o setor. “Estamos entregando um caminhão já adaptado para coleta seletiva, containers para a ACAMJG. Mas de nada adiantaria se não tivéssemos a parceria e o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias. A valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis é uma questão de emprego e renda”, afirmou.
.jpeg)
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Vinícius Thomaz, destacou que a gestão municipal tem investido em políticas públicas para o tratamento adequado de resíduos e geração de renda. “Estamos criando políticas públicas para tratar os resíduos de forma correta e trazer renda e trabalho para as pessoas que vivem aqui. No início do ano criamos o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), onde são levados os materiais coletados através do Disk Entulho, Programa de Coleta Seletiva e Eco Pontos – recém-lançados. O prefeito Netinho Reis já pediu agilização no processo de cadastro de todas as cooperativas de catadores do Jardim Gramacho para firmar um Termo de Cooperação, permitindo que as cooperativas possam retirar o resíduo do CTR”, explicou.
fonte: secom