Pelo menos 202 pessoas compareceram à Subsecretaria de Atenção Especializada em Saúde, antigo Núcleo de Regulação, nesta primeira semana de triagem para dar início ao processo de cirurgia bariátrica. Estão sendo contemplados os munícipes que já estão inseridos no sistema aguardando em fila pelo procedimento. Para novos pacientes, é necessário um pré-agendamento no site para comparecer ao núcleo com o pedido de cirurgia e documentos pessoais, a fim de registrar o procedimento no sistema municipal.
O Mutirão de Cirurgias foi lançado oficialmente no último dia 3 pelo Prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, e prevê a realização de 1.617 procedimentos, sendo 330 cirurgias bariátricas.
“A triagem está sendo essencial para identificar corretamente os pacientes e suas necessidades, separando-os em grupos (1, 2, 3). Foi observado que muitos chegavam com a ideia errada de pertencer a um grupo específico. Para novos pacientes, como aqueles que precisam de cirurgia bariátrica indicada por um endocrinologista, o procedimento é fazer um pré-agendamento no site para comparecer ao núcleo, e só após isso obter a senha de inserção e aguardar na fila do Grupo 3, que será atendida por ordem cronológica até o preenchimento das vagas disponíveis”, informou a diretora de Atenção Ambulatorial e Policlínica, Rúbia Fonseca.
COMO FUNCIONA – Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia. Todos devem estar com o risco cirúrgico pronto dentro do prazo estabelecido (6 meses) e ter feito as terapias e consultas, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião. Após está conferência, os pacientes serão encaminhados para a consulta e marcação da cirurgia.
O segundo grupo são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Estes devem procurar a Subsecretaria de Atenção Especializada em Saúde, para realizar novos exames e, em seguida, marcar consulta de risco cirúrgico. Após serem liberados, passarão pela consulta de cirurgia e terão o procedimento agendado.
Já o terceiro grupo são os pacientes em fila. Estes deverão iniciar o processo, marcando a primeira consulta para cirurgia bariátrica. Neste caso, será seguida a ordem cronológica da inserção de solicitação. As cirurgias serão realizadas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos e Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).
PACIENTES ATENDIDOS – Vanessa Paixão Mariano compareceu ao núcleo nesta sexta-feira (12) para dar início ao processo do irmão, Wagner Paixão Mariano, 43 anos. O paciente pesa 146 kg e tem problemas de locomoção. “Essa cirurgia vai ser muito importante para o meu irmão, pois devido ao peso, ele já não consegue mais trabalhar. Também tem problemas respiratórios e dificuldade para dormir. Vai ser um alívio para ele”, disse.
fonte: secom