O município de Duque de Caxias recebeu, na primeira semana de setembro, a visita de três Agentes Comunitárias de Saúde e Bem-estar (Community Health and Wellbeing Workers - CHWWs), do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), acompanhados de pesquisadores da Fiocruz e do Imperial College London.
Os visitantes foram recepcionados na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, em Jardim Primavera, pelo subsecretário executivo Vinícius Senos; o subsecretário de Atenção Primária, enfermeiro Carlos Rafael dos Santos Freitas; além da presença de membros da coordenação do Departamento de Atenção Primária (DAP).
O encontro teve como objetivos estreitar os laços de cooperação e trocar experiências entre as equipes, uma vez que o serviço de agentes comunitários no Reino Unido, inspirado no modelo brasileiro, é relativamente recente (está no 4º ano de atividade). Fizeram parte do grupo britânico a Dra. Connie Junghans-Minton, em visita às unidades do município pela segunda vez e o Dr. Matthew Harris, que, na década de 90, trabalhou no estado de Pernambuco, por ocasião da implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), sendo responsável por levar essa experiência ao Reino Unido.
.jpeg)
Como parte da programação organizada pelo DAP/SMSDC, o grupo visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Enir Ângela Biciati Moreira, localizada no bairro Santo Antônio, no 4º distrito (Xerém). Além de conhecer a rotina de serviços da equipe da Estratégia Saúde da Família no Santo Antônio da Serra, o grupo do Reino Unido pôde acompanhar o trabalho de campo das agentes comunitárias de saúde que atuam na região, participando de algumas visitas domiciliares. Ao final das atividades, todos os participantes reuniram-se na UBS do Santo Antônio, onde foi realizada uma animada roda de conversa, com riquíssima troca de aprendizado entre as equipes de saúde brasileira e britânica.
Encontros e parcerias como essas reafirmam o valor do trabalho dos agentes comunitários de saúde, em ambos os países, além de inspirar e de reforçar em todos a importância de um sistema público de saúde que garanta acesso universal, integral e gratuito para todos os cidadãos.
fonte: secom