Boxeador americano chora ao receber medalha de ouro olímpica de rival de 1988: “Fui roubado”
Uma das decisões mais polêmicas das Olimpíadas foi corrigida de maneira emocionante após décadas. O boxeador sul-coreano Park Si-Hun foi aos Estados Unidos encontrar Roy Jones Jr. e entregar ao rival a medalha de ouro conquistada nos Jogos de Seul em 1988. O encontro foi registrado pelo americano, que se emocionou com o gesto.
- Em 1988, eu fui roubado da medalha de ouro no que se tornou uma das maiores controvérsias da história do boxe. Pela graça de Deus, há alguns anos o homem que ganhou aquela medalha viajou da Coreia do Sul até minha casa para devolvê-la para mim, pois sentia que ela era minha por direito - escreveu Roy Jones em um post nas redes sociais. O encontro foi intermediado e traduzido pelo filho de Park.
- Meu pai disse que esperou 36 anos por isso. E ele tem algo para você: é a medalha de ouro de 1988 - disse o filho de Park para Roy Jones.
Na época das Olimpíadas, Park já havia deixado claro para o adversário americano que não havia considerado a vitória justa.
- Eu não posso acreditar que eles fizeram isso com você - disse Park para Jones na época.
Park venceu a luta por pontos, em decisão dividida, por 3 a 2. Três dos juízes da luta foram suspensos por seis meses, e dois deles foram banidos do esporte. Uma investigação do COI em 1997 revelou que o trio foi subornado com presentes e refeições caras.
Park, envergonhado com o resultado, deixou o esporte para se tornar professor. Roy Jones Jr. seguiu carreira, tornou-se campeão mundial e virou um dos maiores nomes do boxe moderno.
Informações do site Globo Esporte