Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Secretaria de Desenvolvimento Econômico cadastra novos artesãos
Por Administrador
Publicado em 22/06/2025 21:32
Geral
 (Foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Divulgação)
 

 

Treze novos artesãos foram inseridos, nessa semana, no Cadastro Municipal de Artesãos, criado pela Gerência de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A ação foi realizada na Loja Colaborativa Oriundos. Os cadastros fazem parte do Programa do Artesanato Campista, que tem por objetivo mapear, orientar, fomentar, classificar, qualificar e direcionar as políticas públicas do município ligadas ao artesanato. Além da adesão ao cadastro municipal, estão sendo cadastrados profissionais do artesanato interessados em ter a Carteira Nacional do Artesão.
 
Desde o início do governo do prefeito Wladimir Garotinho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já cadastrou cerca de 600 artesãos. Com apoio do poder público, eles ganharam mais espaço para a comercialização de seus produtos e puderam participar de diversas capacitações para aprimorar suas técnicas. Mas estudos de universidades locais já detectaram a existência de mais de 5 mil profissionais no município.
 
“É muito importante darmos o pontapé inicial no mapeamento dos artesãos de Campos para conseguir separar os profissionais por segmento dentro do artesanato, podendo direcionar melhor as políticas públicas e entender quais são suas necessidades em relação à qualificação, comercialização e todo o apoio que eles precisam”, explica o gerente de Economia Solidária, Pedro Henrique Barcelos.
 
Já a Carteira Nacional do Artesão é um documento de identidade profissional que permite ao trabalhador do artesanato ter acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro e Coordenações Estaduais do Artesanato. Mais do que um documento, é uma chave para novas oportunidades, visibilidade e reconhecimento.
 
Uma das novas cadastradas é a artesã Izabela dos Santos Rocha Maia, que há sete anos trabalha com artesanato em resina. “Essa união é importante para que os artesãos sejam reconhecidos e vistos pela população”, disse. Com 40 anos de profissão, Rosemery Souza Moreira já tem a Carteira Nacional do Artesão. Com a adesão ao Cadastro Municipal de Artesãos, ela espera mais visibilidade e mais espaço para expor seu trabalho.
 
Novas ações de cadastro já têm locais e datas marcados para acontecer: dia 25 de junho (quarta-feira), das 15h às 17h, no Projeto Crochetando Amizades (Poço Gordo); dia 26 de junho (quinta-feira), das 14h às 16h, na Casa da Cultura do Farol de São Thomé; dia 30 de junho (segunda-feira), das 14h às 16h, na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho (Goitacazes); e dia 1º de julho, das 14h às 16h, no Teatro Municipal Trianon.
 
fonte: secom
Comentários