Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
A preocupação do Master já chegou ao Planalto
Por Administrador
Publicado em 27/01/2026 13:18
Geral

(Imagem: Orlando Brito)

A investigação das fraudes do Banco Master tem preocupado o presidente Lula, e o incômodo parece ter nome e sobrenome: Dias Toffoli.

Nos bastidores, o presidente tem demonstrado irritação com a condução do inquérito no STF e até teria chegado a dizer a aliados que o ministro deveria deixar a Corte ou se aposentar, segundo a Folha de S. Paulo.

Junto de Haddad, Lula chegou a se encontrar com Toffoli em dezembro para entender a investigação. Na reunião, que não estava na agenda oficial, o presidente teria dito que Toffoli faria a coisa certa.

Mas parece que o entendimento mudou…

Depois de reportagens conectando Toffoli a fundos ligados ao Banco Master e do ministro impor sigilo a parte do processo, Lula tem se incomodado com o desgaste institucional do STF.

  • No fundo, o receio do presidente é que isso possa transmitir a imagem que o governo é conivente com um possível abafa nas investigações.

Pense que qualquer associação entre o governo, o PT e suspeitas de favorecimento no Judiciário pode virar munição política para as eleições. Ainda mais considerando o histórico de Toffoli, que foi advogado do PT antes de ir para o Supremo.

Duas pimentas nessa história ️️

  1. O próprio Lula teria recebido Daniel Vorcaro no Planalto em dez/2024. A conversa foi organizada por Guido Mantega, ex-ministro de Dilma e Lula, que trabalhou no Master com salário de R$ 1M/mês para articular a venda do banco ao BRB.

  2. Além disso, o Master tinha um contrato de R$ 6,5 milhões com o escritório de advocacia do ministro Lewandowski entre agosto/2023 e setembro/2025. A maior parte desse período (21 meses), ele ocupava o cargo de Ministro da Justiça de Lula.

A preocupação não se limita à política…

Dentro do próprio STF, o presidente Edson Fachin tem defendido a criação de um Código de Conduta para ampliar a transparência, inclusive sobre parentes de magistrados: Ou nos autolimitamos, ou poderá haver limitação de um Poder externo.

 

fonte: the news

Comentários