Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Sistema Inteligente de Pesquisa fortalece o trabalho das Forças de Segurança no Rio de Janeiro
Por Administrador
Publicado em 20/06/2025 13:09
Geral

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Inteligência, desenvolveu um Sistema Inteligente de Pesquisa, uma ferramenta inovadora que promete agilizar e aprimorar a atuação das agências de inteligência das forças policiais do estado.

 

Projetado para atender, prioritariamente, às equipes de inteligência, o sistema funciona como uma grande ferramenta de busca utilizando os bancos de dados das polícias Civil e Militar. Com isso, os agentes conseguem acessar dados estratégicos de forma mais rápida, segura e precisa.

 

A tecnologia permite que, de maneira simples e intuitiva — semelhante ao funcionamento de plataformas de inteligência artificial —, os policiais façam consultas, gerem relatórios completos e recebam, junto com as respostas, as referências e os registros de onde as informações foram extraídas. Todo o processo é realizado com dados internos e sigilosos, garantindo a proteção das informações e o cumprimento dos protocolos legais.

 

– Criamos esta ferramenta para facilitar o trabalho dos operadores de inteligência. Com esse sistema eles poderão realizar buscas mais detalhadas e numa velocidade muito maior – explicou o Subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Pablo Sartori.

 

O sistema possibilita a busca por imagens de pessoas, veículos e placas. A expectativa é ampliar futuramente o leque de dados com a adesão de cadastros privados autorizados, como Serasa e outras bases comerciais.

 

O objetivo é agilizar a produção de relatórios, apoiar investigações e otimizar a tomada de decisões estratégicas, facilitando significativamente o dia a dia das equipes operacionais e de inteligência. Além disso, o desenvolvimento prevê a evolução da plataforma para que, em breve, também seja capaz de gerar análises preditivas, identificando padrões de ocorrências, horários e dias críticos, contribuindo para a prevenção de ações criminosas.

 

fonte: secom

 

Comentários