Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Escritório Social recebe equipe da Defensoria Pública para alinhar ações de 2025
Publicado em 24/01/2025 09:52
Geral

Escritório Social recebe equipe da Defensoria Pública para alinhar ações de 2025

O Escritório Social, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, recebeu uma equipe da Defensoria Pública do Rio de Janeiro para uma reunião de alinhamento de ações para o ano de 2025. Na ocasião, foram discutidas estratégias de aprimoramento da oferta dos atendimentos jurídicos aos egressos do sistema prisional e seus familiares, promovendo a reintegração social e a garantia de direito, através, por exemplo, do projeto “Escritório Social Itinerante”, que é uma parceria entre os dois órgãos para levar atendimento às comunidades do município.

O encontro dessa quarta-feira foi entre a equipe técnica do Escritório Social, como advogados, psicólogos, além do coordenador Paulo Ricardo Vieira, e a coordenadora da Região Norte e Noroeste Fluminense da Defensoria Pública, Rita Jamile Assad Bicudo, acompanhada do seu assessor Andrei Pinheiro.

"Essa renovação de parceria entre o Escritório Social e a Defensoria Pública/RJ reafirma o nosso compromisso com a construção de políticas públicas eficazes e inclusivas que proporcionam o suporte essencial à população em situação de vulnerabilidade. Seguimos empenhados em consolidar redes de apoio que assegurem cidadania e dignidade humana”, disse o coordenador do Escritório Social, Paulo Ricardo Vieira.

O projeto Escritório Social Itinerante, iniciativa criada pelo Escritório Social em parceria com a Defensoria Pública/RJ, já percorre, desde 2023, comunidades de Campos, como a Baleeira e Tira Gosto, para ofertar serviços jurídicos gratuitos aos egressos do sistema prisional e seus familiares. O projeto oferece consulta processual criminal, cível e de família, livramento condicional e questões relacionadas à Vara de Execuções Penais.

Inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho em abril de 2023, o equipamento já atendeu mais de 600 pessoas. Criado a partir de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o objetivo do equipamento é fortalecer as ações voltadas à reintegração social, garantindo acesso a direitos, serviços essenciais e suporte adequado, promovendo autonomia, cidadania e inclusão social para todos os assistidos. O Escritório Social está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na Rua Ipiranga, nº 116, no Centro. As informações são da AScom da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Comentários