A Prefeitura de Campos se consolidou oficialmente, nessa quinta-feira (17), signatária do Termo de Contribuição para Audiência Pública junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para apresentar propostas no projeto da Estrada de Ferro 118. O projeto com novo traçado da ferrovia entre Rio de Janeiro e Espírito Santo foi apresentado por Diogo Martins, especialista em Infraestrutura da Federação da Indústria do RJ (Firjan). Por meio do documento, assinado na sede da Firjan Norte, em Campos, autoridades públicas e da sociedade civil de Campos e região também reivindicam recursos da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para construir a EF 118. São recursos decorrentes do acordo para devolução de trechos ferroviários, concedidos na privatização em 1996 para a FCA.
Diogo Martins destacou que é importante a contribuição dos prefeitos e dos dirigentes das entidades representativas do setor privado quanto às propostas e reivindicações junto ao portal da ANTT para fortalecer, por exemplo, o direcionamento de recursos advindos do pleito para renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântica, que envolve o repasse de recursos em função da devolução de diversos ramais de ferrovias desativadas.
“É importante a participação no pleito para que parte dos recursos provenientes da devolução de trechos por parte da FCA, que inclui 1.751 quilômetros em todo país, sendo 640 quilômetros localizados no estado do Rio. Levando em conta que a empresa já devolveu, em 2013, 153 quilômetros, o estado do Rio perdeu 62 km da sua malha ferroviária e resta apenas 41 km do trecho em atividade, e isso representa menos que 5% da malha concedida pelo Governo Federal para a FCA no estado do Rio”, apontou o técnico da Firjan Diogo Martins.
fonte: secom