A oportunidade para o futuro. Com objetivo de auxiliar os jovens a entrar no mercado de trabalho, os Centros de Referência da Juventude (CRJs) promovem um trabalho de qualificação dos jovens das comunidades do Rio de Janeiro. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes).
-Nosso objetivo é oferecer oportunidade para que os jovens aprendam uma nova profissão e possam ganhar dinheiro com o que aprendem nos CRJs. Disponibilizamos diversos cursos gratuitos, nas diferentes áreas de interesse dos jovens, para que possam se capacitar e atuar no mercado de trabalho - afirma Luan Monteiro, superintendente de Juventude da secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável.
Os CRJs oferecem cursos nas áreas de beleza, informática, oficinas de drone, fotografia, edição de vídeo, DJ, além de esportes, em Manguinhos, no Jacarezinho, em Vila Paciência e no Pavão-Pavãozinho-Cantagalo. As aulas são a porta de entrada para que os alunos consigam entrar no mercado de trabalho.
- Eu sei que esse curso vai me agregar em muitas coisas. Eu nunca tive a oportunidade de fazer uma qualificação gratuita. Já estou sonhando com estúdio, fotos de casamento, de festas. vou alavancar, daqui a pouco estou conhecida - afirma Thuane Lima Almeida, 29 anos, aluna de fotografia do CRJ de Manguinhos.
Aluna da oficina de Tranças e Penteados Mônica de Araújo Neto Loures, de 15 anos, ressalta a importância das aulas para o seu futuro na carreira.
- Esse curso está me dando muitas oportunidades para entrar no mercado de trabalho, para conseguir seguir essa carreira com mais experiência – disse.
A expectativa de Davi da Costa de Sena, 16 anos, também aluno de Manguinhos, é aprimorar suas habilidades como fotógrafo para transformar em uma profissão.
- Eu já queria um curso de fotografia há muito tempo. Eu vim aprimorar meu conhecimento sobre as câmeras, me aprofundando um pouco mais e, quem sabe no futuro, poder trabalhar com fotografia - finaliza.
fonte: secom