O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (12/7), um novo quartel do Corpo de Bombeiros no município de Areal (DBM 3/15). A nova unidade será um Destacamento do Grupamento de Petrópolis (15° GBM), o terceiro da região, que já conta com os quartéis de Três Rios (1/15°) e Itaipava (2/15°).
- Essa entrega de hoje, que vai reduzir em pelo menos 30 minutos o tempo-resposta em ações para salvar vidas, é muito importante. Faz parte dos investimentos pesados que nossa gestão vem fazendo na corporação, da ordem de R$ 1 bilhão. Investir no melhor Corpo de Bombeiros do Brasil é um orgulho e um dever nosso - afirmou Cláudio Castro.
Os investimentos incluem novas viaturas e mais ferramentas para a prevenção de desastres, como o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, com 202 sirenes e 70 pluviômetros mantidos pelo Governo do Estado. O quartel de Areal conta com viaturas de combate a incêndio, salvamento e ambulância e cerca de 50 militares.
- A área de atuação do destacamento vai abranger os municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, o distrito da Posse (Petrópolis) e o distrito de Bemposta (Três Rios), beneficiando diretamente mais de 400 mil pessoas. Nós estamos também no ápice do período de incêndio florestal. Então teremos uma mobilização maior de bombeiros na região. Mais 20 viaturas de combate a fogo em vegetação chegarão aos quartéis do estado nos próximos seis meses - destacou Leandro Monteiro
A nova unidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Areal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. As obras das instalações são de responsabilidade da Prefeitura de Areal, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil. O terreno também foi cedido pela prefeitura.
Já o Corpo de Bombeiros garantirá o efetivo, mobiliário, viaturas e equipamentos. Com uma área de atuação que se estende por 657 km2, o novo Destacamento de Bombeiros representa um marco histórico para Areal e municípios vizinhos, como São José do Vale do Rio Preto e os distritos da Posse (Petrópolis), Bemposta (Três Rios) e Sapucaia, que também serão atendidos pelo destacamento.
A unidade será equipada com três viaturas - uma ambulância, um carro de combate e salvamento e uma picape. As viaturas serão essenciais para dar maior agilidade e efetividade no atendimento a emergências e salvamentos.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, que acompanhou a inauguração do destacamento, disse que os avanços na prestação de serviços de emergência à população fluminense, devem-se ao diálogo e à união dos poderes públicos.
fonte secom