Agentes da Operação Desmonte, força-tarefa criada pelo governo do Estado e coordenada pelo Detran. Rj, interditaram, nesta terça-feira (02/07), um ferro-velho irregular na Zona Oeste da capital. O estabelecimento, que funcionava num terreno baldio na Avenida Santa Cruz, em Santíssimo, não tinha licença para operar com comércio de peças de automóveis. Além de não possuir nota fiscal de algumas peças, o proprietário estaria cometendo crime ambiental por derramar óleo e outros insumos poluentes no solo. Foi constatado também que havia furto de energia no local.
O dono do estabelecimento, que já tinha diversas anotações criminais por outros crimes, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. O ferro-velho foi fechado e todas as carcaças de automóveis e peças foram removidas para destruição em empresas cadastradas junto ao Detran.RJ.
A Operação Desmonte fiscaliza unidades de comércio de peças com o objetivo de coibir o roubo de carros e comercialização de material ilícito. Participam da força tarefa agentes do Detran.Rj, das polícias Civil e Militar do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da secretaria de Estado de Fazenda.
Essa é a 19ª ação da Operação Desmonte, que foi criada em agosto do ano passado. Até o momento, a fiscalização já interditou 45 ferros-velhos, apreendeu mais de cem motores roubados, veículos roubados e apreendeu mais de 700 toneladas de sucatas sem procedência.
Além de fiscalizar unidades de comercialização de peças de automóveis, os agentes do Detran.Rj também orientam aos proprietários para que busquem a regularização de seu estabelecimento junto ao órgão. Toda a documentação necessária se encontra na aba "desmonte" no site do Detran.Rj, www.detran.rj.gov.br.
fonte: secom