O 1º Simpósio Reflexivo de Serviço Social de São João da Barra, promovido pela Prefeitura por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde, foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, no Auditório Municipal. O objetivo foi discutir sobre o Serviço Social e o Código de Ética profissional, abordando atribuições, competências, demandas e exigências, com o intuito de identificar desafios e estratégias para a intervenção profissional no contexto contemporâneo.
Mais de 70 assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, estudantes, estagiários, além de outras categorias profissionais atuantes na rede socioassistencial do município, participaram do evento. Na programação, o neuropsicólogo André Luiz Aragão Viana palestrou sobre o tema: “Ética e escuta qualificada na humanização do atendimento”, e a doutora em Serviço Social da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Maria de Fátima Valentim Pessanha sobre “Serviço Social e o Código de Ética profissional: desafios contemporâneos”.
Ao término das palestras o público interagiu com perguntas, comentários e troca de ideias.
— A ideia desse evento surgiu a partir de reuniões,nas quais identificamos demandas institucionais, como por exemplo, a importância de fomentarmos a capacitação dos profissionais, promovendo um momento de reflexão das suas práticas no cotidiano do trabalho. Com isso, criamos um espaço para discutirmos o trabalho profissional, trocar experiências, receber orientações, tirar dúvidas e debater sobre a ética profissional e os desafios no cotidiano do trabalho — explicou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Pontes.
Para a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Vieira, essa iniciativa foi fundamental para a articulação do trabalho em rede.
— Entendemos que os usuários inseridos na política de assistência social perpassam às demais políticas públicas existentes no município, como a de Educação e de Saúde. Atendemos, portanto, o usuário em uma perspectiva integral. Com isso, há o fortalecimento da rede socioassistencial do município, onde atuamos na perspectiva de articular parcerias e estreitar as nossas relações profissionais, com a finalidade de aprimorar ainda mais o nosso trabalho — declarou Flávia.
Também estiveram presentes no 1º Simpósio Reflexivo de Serviço Social, a coordenadora do Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, Solange dos Santos de Souza Barbosa, e o assistente social da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Júnior. No encerramento do evento, houve uma homenagem pelo Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. Os participantes ganharam brindes, entre camisas, canetas e adesivos.
fonte: secom