Equipes da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista realizam nesta sexta-feira (25), das 10h às 12h, na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, mais uma ação pelo Dia Laranja, que vem sendo marcado em Campos desde 2021. O Dia Laranja foi instituído no município através da Lei 9.201/2022, que tem o dia 25 de cada mês dedicado ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, fazendo parte do calendário municipal de ações.
“É um dia para dar visibilidade ao tema, mobilizar o compromisso e exigir as condições para que mulheres e meninas possam viver uma vida livre da violência. Nossa campanha tem um cunho informacional. Levaremos informações úteis e os números dos principais equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher”, informa a subsecretária Layla Tavares.
Para dar maior visibilidade à causa, mobilizar o compromisso e exigir as condições necessárias para que mulheres e meninas vivam uma vida livre de violência, a equipe estará usando a cor laranja, símbolo da campanha, e convida a população a também usar a cor laranja neste dia. “Vamos unir forças pela igualdade e pelo respeito”, afirma a subsecretária.
Este mês, também, está sendo realizada a campanha Maio Laranja, de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Em Campos, o Programa FortaleSer e a Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ), junto a outros órgãos da Prefeitura ligados à causa, realizaram uma semana de sensibilização com várias atividades.
O “Dia Laranja” é uma campanha internacional de conscientização sobre a violência contra mulheres e meninas. A campanha nacional é realizada anualmente em 25 de novembro e foi criada pela ONU Mulheres e o Governo da Espanha em 2007.
fonte: secom