Agricultores, pescadores, marisqueiras, cadastrados em órgãos reguladores, além de pequenos empresários e microempresários de São João da Barra, já podem, a partir desta sexta-feira ,1, comparecerem à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico para orientações de como dar entrada na solicitação de financiamento do Fundo de Desenvolvimento Sustentável Sanjoanense (Fundessan). Os atendentes disponibilizarão formulário para ser preenchido juntamente com relação de documentos a serem entregues para análise de crédito
Caso aprovado, o interessado terá acesso a um apoio financeiro entre R$ 5 mil e R$ 30 mil para fomentar seu negócio. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Uma das características mais atrativas do Fundessan é sua política de juros. Com taxa mensal de apenas 0,5%, o Fundo busca tornar o crédito mais acessível àqueles que acabam excluídos do sistema financeiro tradicional devido aos altos juros. Além disso, há um incentivo adicional: no caso do pagamento das parcelas em dia, o beneficiário do empréstimo poderá solicitar devolução de metade do valor dos juros pagos.
A carência para o pagamento da primeira parcela poderá ser de 30 a 180 dias dependendo do valor financiado. Já o número de prestações pode chegar a 48 vezes. Todas as propostas de créditos serão analisadas pelo Sicoob (instituição vencedora do processo licitatório). É ela quem determinará se o beneficiário poderá ou não pegar o empréstimo e qual o valor máximo a ser contemplado.
Além disso, o projeto também oferece oportunidade às pessoas físicas de poderem adquirir kits para geração da sua própria energia renovável.
Capacitação - Além do aspecto financeiro, o Fundessan, através da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, irá oferecer ainda capacitação técnica empresarial para os beneficiários do empréstimo. A assistência abrange cursos básicos de empreendedorismo, precificação de produtos e regras do empréstimo, proporcionando assim às empresas locais ferramentas necessárias para prosperarem em um ambiente competitivo.
fonte: secom