Em um encontro estratégico, o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, e o diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) em Campos, Ronaldo Soares, se reuniram para discutir um projeto embrionário, visando o desenvolvimento de um estudo sobre o processamento de mel com foco na preservação da fauna e flora local. O encontro, ocorrido nesta terça-feira (23), delineou planos sustentáveis alinhando as necessidades de proteção da população com a conservação do meio ambiente.
O projeto ainda em fase inicial, desenvolvido pela estagiária da Defesa Civil e aluna da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Paula Nascimento, pretende integrar práticas de apicultura que respeitem ecossistemas locais, minimizando impactos negativos sobre a biodiversidade. A expectativa é que o estudo promova a conservação de ecossistemas vitais para a biodiversidade regional. Representantes das duas instituições expressaram otimismo quanto aos resultados esperados, ressaltando a importância da cooperação entre setores governamentais, acadêmicos e científicos para abordar desafios ambientais e sociais.
“Estamos consolidando uma parceria que havíamos iniciado ao abrigar as colmeias e transformar esses estudos em um laboratório, sendo essa uma colaboração na qual todos saíram beneficiados: nós da área de pesquisa, os acadêmicos, os pequenos produtores e a população em geral”, destacou o diretor da Pesagro.
O secretário de Defesa Civil confirma a importância do estudo: “Ao unir esforços, a Defesa Civil e a Pesagro mostram que é possível a preservação ambiental, proporcionando um modelo exemplar para iniciativas similares em outras regiões. A parceria destaca-se como um passo significativo em direção a uma abordagem mais sustentável no setor apícola, promovendo o equilíbrio entre as necessidades humanas e a proteção do meio ambiente”, falou Pascoutto.
A parceria entre a Defesa Civil e a Pesagro destaca-se como o estudo de um esforço do uso sustentável de recursos apículas e a criação de áreas de preservação específicas para favorecer a reprodução das abelhas nativas.
fonte: secom