O Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Educação e de Governo, está apoiando a Prefeitura de Petrópolis no acolhimento aos desabrigados. Em funcionamento como abrigo desde as primeiras horas após a forte chuva em Petrópolis, o Colégio Estadual Rui Barbosa, no bairro Alto da Serra, é também o principal ponto para recebimento de doações na cidade. Para ajudar na logística das novas doações, foi aberto mais um ponto para recepção de doações. Funciona na Universidade Católica de Petrópolis, na Rua Ministro Lúcio Meira, s/n, no bairro Bingen. Cerca de 130 pessoas (41 famílias) estão no Colégio Rui Barbosa e, em todo o município, 429 pessoas estão abrigadas, segundo o município.
- A solidariedade de todos com os desabrigados em Petrópolis é emocionante. As pessoas estão sendo atendidas com as doações. Com o novo posto, o serviço vai melhorar - disse o governador Cláudio Castro.
- Vim com a minha filha e com a minha mãe para cá. Têm sido dias muito difíceis, mas desde que chegamos no Colégio Rui Barbosa fomos muito bem tratados. Recebemos comida, água e colchões para dormir. Minha filha, que é especial, tem recebido leite e fraldas. Eu já sabia desse ponto de apoio no bairro, mas nunca precisei usar, agora que estou aqui, apesar de tudo, estamos bem tratados - afirmou Letícia Silva, de 26 anos.
Colégio Rui Barbosa: ponto de abrigamento e de serviços
Mais de 2 mil famílias foram atendidas no Rui Barbosa e nos bairros do entorno do Alto da Serra. É deste local que também estão saindo as doações para outros pontos de Petrópolis. A logística de entrega é feita por 55 carros com as frotas da Lei Seca, Segurança Presente e RJ para Todos, programas da Secretaria de Governo. Os veículos são abastecidos com os itens de maior necessidade e saem rumo aos pontos críticos do município, além dos outros abrigos.
Na unidade escolar estão concentrados, ainda, os serviços de isenção para nova emissão de documentação básica e o cadastramento das famílias para o Aluguel Social, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Além de realizar a triagem, separação e distribuição das doações para quem precisa, o RJ para Todos também é responsável pelos serviços de assistência psicológica para quem está abrigado nesta escola.
Doações para crianças
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) fez um importante alerta: os donativos para crianças estão entre os itens de mais urgência neste momento. As pessoas podem doar fraldas (tamanhos X, XG, XXG), lenços umedecidos, pomadas para assaduras, chupetas, mamadeiras e brinquedos. As doações podem ser entregues na sede da instituição (Rua Voluntários da Pátria, 120 – Botafogo, Cidade do Rio), de 9h às 17h. Quem quiser doar diretamente em Petrópolis, pode direcionar os itens para o Colégio Rui Barbosa e para a Universidade Católica de Petrópolis.
Voluntários podem se apresentar
Até o fim da tarde desta quinta-feira (17/02), as doações que chegaram no Rui Barbosa já somam 2 toneladas de alimentos em forma de cestas básicas, 16 mil litros de água, mais de 100 cobertores, 3 toneladas de roupas, 800 kits de limpeza doméstica, 800 kits de higiene pessoal, 300 quilos de hortifruti, além de materiais hospitalares e de primeiros socorros.
A Defesa Civil do Estado informa que está aceitando voluntários para as ações em Petrópolis. Os interessados podem se apresentar no Colégio Estadual Pedro II (Rua do Imperador, 400 - Centro de Petrópolis). Não é necessário qualificação, mas é preciso ter acima de 18 anos. Os agentes vão definir as atividades de acordo com cada perfil.
fonte: secom