Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Defesa Civil monitora o tempo, e chuva deve permanecer até sábado
Por Administrador
Publicado em 23/01/2026 11:55
Geral
 (Foto: Rodrigo Silveira)
 

 

O Centro de Monitoramento de Desastres (Cemod), da Secretaria Municipal de Defesa Civil, continua monitorando o índice pluviométrico no município. Nessa quinta-feira (22), foi possível verificar a diminuição do índice pluviométrico, que no início da semana teve volume de chuva registrado na localidade de Serrinha, de 117,4 mm. Na terça-feira (20), foi registrado 128,4 mm, já nessa quarta-feira (21), na mesma localidade, o monitoramento pluviométrico foi de 20,4 mm. De acordo com a Defesa Civil, as chuvas constantes são devido à incidência da zona de convergência que está no estado.
 
A previsão inicial é que, no sábado (24), as chuvas comecem a perder força, mantendo o tempo mais estável. O gestor do órgão, Alcemir Pascoutto, explicou que esta é a segunda zona de convergência no município este ano. “Diferentemente da primeira zona de convergência, registrada nos primeiros dias do ano, a segunda está abrangendo praticamente todo o município. Com isso, a preocupação é manter o controle das ações para que sejam rápidas e que a população fique cada vez mais ciente da situação e passam a ter os cuidados necessários”.
 
Antônio Ivo, gerente de geoprocessamento do Cemod, explica que a previsão com apoio de satélites é atualizado constantemente. “Na última atualização a gente consegue ver ainda uma predominância de chuva, mas um pouco menos intensa como as previsões iniciais, contemplando até o sábado. Então, a gente vai continuar acompanhando, mas o cenário é um pouco mais de tranquilidade, porque a gente tem aí um cenário atual de chuvas de fracas a moderadas, pelo menos até sábado”.
 
Pascoutto esclarece que o nível do Rio Paraíba segue normal. “Na medição da manhã dessa quinta-feira, o nível registrado foi de 6,10 m. O Rio Paraíba não está representando problema. Já que estamos verificando o quanto está ficando assoreado e o quanto nós estamos perdendo de quota. Então, essas chuvas que estão vindo estão enchendo primeiro alguns mananciais”, disse o secretário que lembra que caso a população precise, basta acionar o órgão por meio do número 199 e do telefone 98175-2512.
 
fonte: secom
Comentários