O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu início às tratativas para sediar o 2º Summit de Integração de Cuidados da Comunidade de Língua Portuguesa, previsto para o primeiro semestre de 2026. Nesta segunda-feira (29), uma delegação liderada pela secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, e pela primeira-dama, Analine Castro, entregou, em Lisboa, uma carta assinada pelo governador Cláudio Castro com a proposta de realização do evento. O documento foi encaminhado ao diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA), professor Rui Santana, e à presidente da Associação Portuguesa para a Integração de Cuidados (PAFIC), Adelaide Belo.
“O Governo reconhece que a realização do Summit representará uma oportunidade única para a troca de conhecimentos, a apresentação de políticas públicas voltadas para os cuidados e a divulgação de pesquisas na área, gerando impactos positivos tanto para o país quanto para o Estado. Assim, o Rio de Janeiro coloca-se à disposição para acolher este importante evento com total dedicação e comprometimento”, destacou o governador em trecho da carta.
Os próximos passos incluem a assinatura de um termo de cooperação técnica e a criação de um comitê gestor no Rio de Janeiro para coordenar a organização do encontro. Este grupo será composto por representantes das Secretarias de Estado da Mulher e da Saúde, da Subsecretaria de Grandes Eventos, da Fundação Leão XIII e da Faperj.
Para Adelaide Belo, presidente da PAFIC, o evento será uma oportunidade de disseminar boas práticas:
- Portugal e Brasil já estão mais estruturados nesta pauta, com sistemas públicos organizados. Precisamos levar essas experiências a países mais carentes. A troca de conhecimento e de boas práticas é enriquecedora para todos, inclusive para nações de língua espanhola e inglesa - afirmou Adelaide Belo.
A primeira-dama, Analine Castro, também ressaltou a importância da parceria internacional:
- Ninguém realiza nada grandioso sozinho. Esta integração mostra que podemos desenvolver grandes projetos capazes de transformar a vida de milhares de pessoas, em todos os lugares e para todos - disse Analine Castro.
Participaram também da reunião a superintendente de Enfrentamento às Violências da Secretaria da Mulher, Giulia Luz; o vice-presidente de Relações Institucionais da Fundação Leão XIII, Márcio Gonçalves; o professor Rui Santana, subdiretor da ENSP NOVA e diretor do Departamento de Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde; Miguel Costa Lopes, membro da PAFIC; Ricardo Mestre, professor auxiliar convidado na ENSP NOVA e ex-secretário de Estado da Saúde no XXIII Governo Constitucional; Teresa Mariano Pêgo, membro da PAFIC e coordenadora da Unidade Central de Gestão do Acesso - Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde; e Cyanne Pereira assessora da PAFIC.
fonte: secom