Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Curta-metragem “Caleidoscópio” terá estreia nesta sexta-feira, no Teatro de Bolso
Por Administrador
Publicado em 25/09/2025 13:30
Geral

 

 (Foto: Júlia Assis / Divulgação)
 

 

O curta-metragem “Caleidoscópio”, baseado no poema “Eu e a D”, de João Victor Barbosa, terá sua exibição de estreia nesta sexta-feira (26), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, às 19h30, com entrada franca. A obra apresenta uma narrativa poética, que transita entre espelhos, silêncios e a delicada convivência. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio de edital do Fundo Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Funcultura) e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), via Governo Federal e Ministério da Cultura (MinC).
 
A trama é uma metáfora audiovisual sobre a relação entre um jovem negro e sua depressão, utilizando elementos do realismo fantástico para refletir sobre a saúde mental e suas camadas. Produzido por licenciandos e licenciados em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF), “Caleidoscópio” nasce de processos colaborativos que entrelaçam teatro e audiovisual. Além de fortalecer a cena cultural campista, o filme reafirma a potência da cidade como território de criação, resistência e sensibilidade artística.
 
A sessão de estreia contará com trilha sonora ao vivo, sorteio de livros e, após a exibição, uma roda de conversa, com a participação das psicólogas Letícia dos Santos de Oliveira Barbosa e Fernanda Nunes de Oliveira, sob mediação do ator João Victor Barbosa.
 
“Participar do projeto Caleidoscópio foi uma das experiências mais marcantes da minha vida profissional e pessoal também. Desde o convite, durante a pandemia de Covid-19, até as gravações que aconteceram, finalmente, em meados deste ano, foi um processo desafiador, por se tratar de um tema tão caro e urgente na nossa sociedade, que atravessa a vida de muitas pessoas. Interpretar a D, nesse contexto, é estar bem atenta às nuances da atuação desejada no curta-metragem e às sutilezas de envolvimento e domínio que a depressão apresenta”, afirma a atriz Bianca Batista.
 
“Caleidoscópio” tem roteiro de Luis Holiver; direção e produção de Morgana Mendes e Naiana Vianna; edição de Morgana Mendes; fotografia de Naiana Vianna; trilha sonora da Banda Garesh; figurino e caracterização de Valentim Faria; Máscara da “D” de Morgana Mendes; assistência de produção de Rachell Rosa; assistência de edição de Thalys Grillo e João Marvila; comunicação de Julia Assis e Naiana Vianna; design gráfico de Maria Esther Machado; preparação corporal de Alissan Maria e Paola Vasconcelos; elenco formado por João Victor Barbosa e Bianca Batista; e participação especial de Jullyan Neves e Caio Omar.
 
fonte: secom
Comentários