O vôlei de praia vai invadir as areias de Copacabana, a partir desta quarta-feira (24/9). A praia será palco de etapas do Circuito Mundial (Beach Pro Tour – Elite 16) e do Circuito Brasileiro, incluindo as disputas Sub-21 e o Aberto/Top 16. As competições contam com investimento de R$ 9 milhões do Governo do Estado e reúnem os melhores atletas do planeta em um dos cenários mais icônicos da modalidade, reforçando o título do Rio como casa do vôlei de praia – um esporte que já rendeu 14 medalhas olímpicas ao Brasil.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e o Governo do Estado, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do esporte e a promoção de grandes eventos internacionais no território fluminense.
- O investimento do Governo do Estado é estratégico, porque reafirma nossa valorização do esporte e fortalece a imagem do Rio de Janeiro como referência global na realização de eventos. Competições desse porte geram retorno direto e indireto para diversos setores. O esporte também é uma força de desenvolvimento econômico – destacou o governador Cláudio Castro.
No total, são 24 duplas da disputa de cada categoria, sendo que 16 do feminino e do masculino se classificam diretamente para o torneio, enquanto outras oito disputam a fase qualificatória.
Dupla brasileira mais bem posicionada no ranking mundial do vôlei de praia, Evandro e Arthur Lanci estão em busca de uma conquista inédita no Rio de Janeiro e chegam embalados pelo título conquistado na etapa de João Pessoa da competição.
As disputas do Elite 16, principal categoria do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, vão até o próximo domingo (28/9). Ao todo, 11 duplas brasileiras participarão do campeonato.
Depois, será a vez dos atletas sub-21 disputarem o Circuito Brasileiro. Em seguida, começa o Aberto/Top 16. Confira o calendário:
• 24 a 28 de setembro – Beach Pro Tour (Elite 16) – Circuito Mundial
• 28 de setembro a 1 de outubro – Sub-21 – Circuito Brasileiro
• 1 a 5 de outubro – Aberto / Top 16 – Circuito Brasileiro
O acesso aos jogos será gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos pelo site do Sympla.
fonte: secom