O prefeito Wladimir Garotinho entregou as obras de ampliação da Creche Escola Francisco Cordeiro Pereira, na Penha, na tarde desta quinta (18), aos moradores do bairro, garantindo mais 100 vagas, aproximadamente, para a educação infantil somente nessa unidade escolar. Além de alunos, responsáveis e profissionais da unidade, também estavam presentes no evento a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campos, Marcelo Feres; e outros vereadores.
O prefeito detalhou que a ampliação foi realizada por meio de estrutura modular, dentro do Programa de Expansão e Ampliação da Rede Municipal de Ensino. Foram construídas três novas salas de aula de 30m², brinquedoteca, um banheiro com quatro vasos sanitários, outro com seis chuveiros e mais um banheiro para pessoas com deficiências. O edifício já existente recebeu pintura e reparos gerais que vinham sendo solicitados; a fachada passou por adequações nas grades enquanto o portão terá um lambril instalado para reforçar a segurança e a privacidade.

“Um dia de alegria dupla, porque, além da entrega da ampliação dessa creche, hoje mesmo recebemos o documento oficial do Estado liberando para voltar a obra do Bairro Legal aqui da Vila Menezes e Vila Manhães. Eu pedi, falei da importância da retomada dessa obra, pois o contrato da obra tinha sido suspenso pelo governo estadual. Mas graças a Deus, o Estado voltou atrás, desfez o cancelamento e deu um termo aditivo para a obra voltar. O documento foi publicado hoje e as empresas vão começar a se mobilizar no canteiro de obras para voltar. Agradeço ao governador, que me deu a palavra e a honrou. E estamos felizes, porque estamos entregando ampliações de escolas e creches e aumentando o número de vagas para garantir o acesso de nossas crianças à educação”, contou o prefeito.
A secretária de Educação informou que a obra na unidade visa dar mais dignidade às pessoas, e lembrou que a Creche Penha, no mesmo bairro, também está sendo ampliada. “Com isso, a gente amplia o que nós chamamos de rede de proteção social para a primeira infância. Porque a nossa ideia é que, com esses novos prédios, possamos criar mais turmas para a educação infantil. A gente não começa a alfabetizar aos seis anos. A gente começa a socialização e o aprendizado na creche, para que a criança tenha a mesma chance de outros alunos no futuro. A rede municipal de ensino atende cerca de 52 mil alunos, sendo 17 mil crianças de até 5 anos de idade, que é o público da primeira infância”, informou a secretária.
A diretora Jocinelma Nascimento da Silva agradeceu o emprenho da Prefeitura e da Secretaria de Educação. “Pedido feito, pedido aceito. Todos os dias a gente recebia pais e mães querendo vaga, era uma demanda antiga nossa e nós pedimos muito ao prefeito. Fiquei muito feliz quando soube que nossa unidade seria uma das primeiras a serem ampliadas. Só tenho a agradecer a toda equipe da Seduct que é maravilhosa e nos auxilia muito. Estamos muito felizes e honrados”, declarou.
FOTO: Kamilla Uhl
Bianca Oliveira, 29 anos, mãe de Bruno e Arthur, aprovou as mudanças. “Gostei muito, já visitei a escola e conheci o espaço, realmente ficou muito bom, espero poder colocar meu filho mais novo aqui no futuro, pois ficou muito amplo e organizado. Só tenho a agradecer ao prefeito por estar olhando para a gente. Estão fazendo um bom trabalho aqui na Penha”, declarou a jovem.
fonte: secom