Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Projeto Orla Viva começa no último domingo do mês (27): tráfego de uma das pistas da Praia de Icaraí será fechado para o lazer
Por Administrador
Publicado em 13/07/2025 21:15
Geral
 

O final de semana do niteroiense está prestes a se tornar ainda mais especial com mais uma opção de lazer. Começa no dia 27 de julho, o projeto Orla Viva, que promoverá o fechamento da pista da Praia de Icaraí no sentido São Francisco, das 7h às 18h, para que o espaço seja usado aos domingos para o lazer, com atividades que incluem projetos para crianças e ações educativas. 

A faixa do centro será dedicada aos ciclistas e a faixa junto ao calçadão terá atividades para o público. Ao longo do dia, operadores vão atuar ordenando o trânsito e orientando motoristas e moradores. O projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Administração Regional de Icaraí, a Secretaria Executiva, a NitTrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

“Promover essa mudança na Praia de Icaraí é um sonho antigo que, finalmente, vamos tirar do papel. Icaraí é um cenário privilegiado que faz parte do dia a dia do niteroiense. Vemos públicos de todas as idades e regiões usufruírem deste espaço. Acreditamos que é papel da Prefeitura incentivar um hábito tão benéfico para a população. Com mais espaço, esperamos que mais gente e mais projetos se interessem em adotar a praia. Dessa forma, ainda estimulamos práticas mais sustentáveis e impulsionamos o comércio local”, explicou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O Orla Viva surge de uma demanda antiga da população: mais espaços para aproveitar uma das praias mais bonitas da cidade. A Praia de Icaraí é, historicamente, um dos pontos mais frequentados de Niterói. Além dos turistas, famílias, crianças, idosos, esportistas, ciclistas, mães e pais de pet fazem uso diário das areias e do calçadão. A praia também é um polo importante e acessível para pessoas com deficiência. Públicos de todas as regiões da cidade veem a praia como um lugar de lazer, esporte, saúde e um local de construção de laços comunitários.

O Orla Viva também vai contar com ativações para a população. O projeto Bike Anjo vai oferecer, através de inscrições prévias, aulas para pessoas com interesse em aprender a andar de bicicleta. Ao longo do dia, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta vai promover uma “bicifeira”: junto de instituições e em barraquinhas, o grupo vai promover o uso da bike e a inclusão social através desse modal.

“Com o Orla Viva, damos um passo importante para transformar a orla de Icaraí em um espaço mais saudável e acessível para todos. A faixa exclusiva para bicicletas e a interdição de tráfego de carros garantem mais conforto para pedestres, corredores, ciclistas e famílias. A cidade precisa ser pensada para as pessoas e esse projeto é um exemplo concreto de como podemos democratizar o uso das ruas, valorizar a vida urbana e promover mais saúde, mobilidade e lazer para as famílias, afirmou Raphael Costa, administrador regional de Icaraí.

Apostar na reinvenção de espaços idealizados para carros é um movimento que vem sendo adotado por cidades do mundo todo. Ao proporcionar iniciativas como esta, o meio ambiente e a sustentabilidade também entram em foco, com o incentivo ao uso da bicicleta, atividades físicas e a presença da população ao ar livre. A NitTrans também realizará uma ação educativa com o público. As atividades estarão concentradas no recuo da pista da praia na altura da rua Lopes Trovão.

Alterações no trânsito

Para garantir o aproveitamento total do projeto será realizado um esquema especial de trânsito. A pista no sentido São Francisco, no trecho entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros, estará interditada das 7h às 18h. A faixa do centro será exclusiva para ciclistas e a faixa ao lado do calçadão será somente para pedestres. A pista da Praia de Icaraí no sentido Centro permanecerá aberta normalmente ao trânsito. A Guarda Municipal também reforçará o efetivo durante o projeto

O tráfego vindo do Ingá será direcionado para a rua Álvares de Azevedo. A circulação no sentido São Francisco volta a ser permitida na altura da rua Mariz e Barros, seguindo pela Estrada Fróes ou rua Joaquim Távora.  Não será permitido estacionar na quadra da rua Álvares de Azevedo até a rua Paulo Gustavo. A sinalização semafórica também será reprogramada nesses horários para atender ao fluxo com as modificações.

 

fonte: secom

Comentários