O Governo do Estado, por meio do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, realiza operação conjunta, nesta quinta-feira (26/06), para demolir construções de alto padrão irregulares na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio. Os imóveis eram utilizados por narcotraficantes da principal facção criminosa que atua no Ceará.
A ação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e dos ministérios públicos do Ceará e do Rio de Janeiro, tem como objetivo desarticular o crime organizado na região. O local também era utilizado por bandidos conectados a uma célula da mesma facção criminosa que opera no Nordeste do país, conhecida como República do Ceará.
– Não vamos permitir que criminosos de outros estados utilizem o Rio de Janeiro para a prática do crime organizado ou como local estratégico de fuga e refúgio. Vamos seguir trabalhando para enfraquecer esses grupos de narcotraficantes que querem desafiar a segurança pública. Por isso, a integração entre as forças de segurança e órgãos de Justiça é essencial para devolver a tranquilidade às comunidades – afirmou o governador Cláudio Castro.
Durante a ação, policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e agentes da UPP da Rocinha encontraram uma passagem secreta utilizada pelos traficantes para escapar das forças de segurança. As construções também têm piscinas e eletrodomésticos.
– Essa operação representa um passo fundamental no desmantelamento de estruturas que garantem poder e mobilidade aos traficantes. Ao remover construções ilegais usadas como esconderijo ou ponto estratégico, estamos não apenas enfraquecendo as facções criminosas, mas também reafirmando a presença do Estado em áreas historicamente dominadas pela violência – disse o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
Agentes da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha e do Batalhão de Choque reforçam o policiamento nos principais acessos à comunidade.
VÍDEO: https://drive.google.com/drive/folders/1jb0VBnop79XOpNhw_taWY0y7wFodsQHF?usp=sharing
fonte: secom