O seminário apresentará a trajetória da cidade na formulação e implementação de políticas públicas de segurança pautadas na integração institucional, no uso estratégico de dados e na centralidade dos direitos humanos. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), do Observatório de Segurança Pública de Niterói (OSPNit) e do Pacto Niterói Contra a Violência (PNCV).
A política de segurança pública desenvolvida em Niterói tem como foco principal a prevenção da violência com base em evidências, a promoção da justiça social, a igualdade de gênero e a construção de uma cultura de paz nos territórios. As ações são planejadas de forma integrada, envolvendo diferentes instituições e a escuta ativa da população, promovendo mudanças estruturais e sustentáveis nas comunidades.
“Niterói tem mostrado que é possível enfrentar os desafios da segurança pública com inteligência, integração e respeito aos direitos humanos. O nosso compromisso é com uma cidade mais justa, igualitária e segura para todos. Por meio do Pacto Niterói Contra a Violência (PNCV), estamos construindo uma nova cultura de paz nos territórios, com políticas públicas baseadas em evidências e participação social”, afirmou Felipe da Silva Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
fonte: secom