Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Patrulha 60+ da Polícia Militar realiza mais de 1.400 atendimentos em sete meses de programa
Por Administrador
Publicado em 28/05/2025 18:51 • Atualizado 28/05/2025 19:01
Geral

Em sete meses de funcionamento, o Patrulha da Pessoa Idosa 60+: Retribuindo e Protegendo, da Polícia Militar, atendeu 1.409 idosos. O programa do Governo do Estado, que é inédito no país, tem como objetivo garantir a integridade física e mental das vítimas, por meio de ações que incluem o policiamento de proximidade e a atuação dos militares em atividades de prevenção e repressão à violência contra a pessoa idosa, como também o acompanhamento de medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário. O projeto está presente nos bairros de Copacabana, Leme e Icaraí. 

-  O aumento da expectativa de vida é uma realidade e ter programas específicos para este público é fundamental. O número de atendimentos do Patrulha 60+ reforça a necessidade do programa e a confiança das vítimas em procurar a Polícia Militar. O Governo do Rio foi o pioneiro na criação da ação focada na terceira idade – afirma o governador Cláudio Castro. 

Os militares são acionados por contato telefônico direto à guarnição disponível no momento, que atende casos de violência física, psicológica, sexual, financeira, além de negligência e abandono. Atualmente, 157 idosos cadastrados recebem acompanhamento regularmente. 

O programa envolve policiais treinados, que acolhem os idosos, fornecem orientações sobre os direitos das vítimas e fazem o encaminhamento à delegacia especializada, caso seja necessário. 

-  O objetivo primordial da iniciativa é garantir proteção e promoção da cidadania à população idosa, com base em ações de acolhimento, escuta ativa, acompanhamento social e segurança pública, com foco especial nas camadas mais vulneráveis deste grupo, frequentemente expostas a pressões sociais, familiares e urbanas – diz o tenente-coronel da Polícia Militar Fábio Lecin, coordenador da Patrulha da Pessoa Idosa 60+: Retribuindo e Protegendo. 

Serviço:

Copacabana e Leme – (21) 99182-2072
Icaraí – (21) 97469-4475

 

Link de fotos: https://photos.app.goo.gl/U2D3h5LhsMWs1Yuo6

Link de vídeo:https://drive.google.com/drive/folders/1msjtkCI0l3ZnrWw-B5Yvqp6sTtIEan1e?usp=sharing

 

fonte:  SECOM

Comentários