A penúltima semana de maio começa com a oferta de 1.095 oportunidades de emprego formal no Rio de Janeiro, captadas pela Secretaria de Trabalho e Renda, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As vagas estão distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba do estado e, em sua maioria, são do setor de Serviços.
A Região Metropolitana oferece remuneração de um a dois salários mínimos (R$ 1.518 a R$ 3.036) para as posições de açougueiro, ajudante de motorista e auxiliar de limpeza, que exigem experiência anterior e o Ensino Fundamental. Para pessoas com deficiência (PcD), são 430 vagas para diferentes funções e salários.
Na região do Médio Paraíba, existem oportunidades como auxiliar de cozinha, atendente balconista e auxiliar de escritório. Já na região Serrana, as 217 ofertas de emprego estão distribuídas por diferentes bairros da cidade de Teresópolis. A remuneração média varia de um a dois salários mínimos, para funções como as de auxiliar de almoxarifado, balconista e borracheiro.
De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, a maioria das vagas captadas (70,9%) é do setor de Serviços, enquanto 29,1% são do Comércio. Por nível de escolaridade, 38,3% das oportunidades pedem o Ensino Médio completo e 26% o Ensino Fundamental completo. A maior parte das vagas (77,3%) exige experiência.
É importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine com os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. O endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, disponível no site www.rj.gov.br/trabalho.