O pontecial de São João da Barra para se tornar um polo nacional de treinamento de kitesurf foi um dos destaques do encontro realizado nesta terça-feira, 6, entre o presidente em exercício da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Daniel Azevedo, o secretário municipal de Esportes, Edvaldo Machado, e representantes da modalidade na região. Além de uma reunião na sede da secretaria, onde assuntos para o desenvolvimento do kitesurf foram tratados, eles acompanharam no Sesc Grussaí uma apresentação do projeto social Catavento, realizado pela Associação de Kitesurf Norte Fluminense (AKNF) com o apoio da Prefeitura de São João da Barra.
Apesar de estar visitando pela primeira vez o município, o presidente da CBVela disse já conhecer, por meio dos atletas locais que se destacam no cenário nacional, o potencial de São João da Barra para o crescimento do kitesurf, o que motivou a sua visita.
"A Confederação Brasileira de Vela está monitorando os projetos sociais, os atletas pelo Brasil todo. E dentro desse monitoramento a gente identificou que aqui tem um projeto importante, um projeto social voltado para o kitesurf. E além disso tem um atleta com potencial de representar o país nas Olimpíadas no futuro, que é o Vittinho. A nossa visita é para que a gente consiga, junto com o município, compartilhar responsabilidades e o mais breve possível ter um atleta do município como representante olímpico e que a gente possa replicar esse conhecimento, esse treinamento, essas informações, montando uma categoria de base sólida e forte dentro do município", comentou Daniel Azevedo.
Ele agradeceu a receptividade dos esportistas no município e do secretário Edivaldo, se colocando à disposição nas articulações também com o setor privado para fomentar ainda mais o esporte no município, inclusive na aquisição de equipamentos.
"Foi um encontro muito produtivo. A gente percebe que o município está comprometido no desenvolvimento tanto da categoria de base, quanto do atleta de alto rendimento. Eu posso afirmar que, sem sombra de dúvidas, São João da Barra é um diamante bruto do esporte de vela para ser lapidado e naturalmente, com todos os players, todo mundo se ajudando a gente consegue tornar o município um centro de treinamento, de formação, de alto rendimento e da categoria de base não só para vela, mas para inúmeras outras modalidades", destacou Daniel, ressaltando, ainda, todo o cenário favorável do litoral sanjoanense.
O secretário Edivaldo Machado também falou da visita do presidente em exercício da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) como um reconhecimento ao esforços da Prefeitura na valorização do esporte.
"Essa visita reforça o nosso município como um grande potencial para o kitesurf. Visitamos também o projeto Catavento, que é um dos projetos que tem um termo de fomento pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. Junto à prefeita, a gente pensa em investir cada vez mais nos nossos atletas, como a gente já vem investindo, e nos eventos das modalidades para fazer com que o esporte tenha sempre seu lugar de destaque na nossa cidade", afirmou Edivaldo.
Também marcaram presença no encontro no Sesc parte dos 60 alunos que fazem gratuitamente aulas de kitesurf no projeto Catavento, atletas e instrutores, além do vice-presidente da Associação Brasileira de Kitesurf, Vittor Maciel, representantes da AKNF e o sanjoanense convocado para a Seleção Brasileira de Vela Jovem, Vittor Maciel Filho, o Vittinho, de 16 anos, apoiado pela Prefeitura por meio da lei municipal de ajuda de custos.
"Podemos dizer que a presença do presidente da Confederação Brasileira de Vela é um feito muito importante para o esporte local. É a primeira vez que um presidente da Confederação vem aqui. É muito importante para mim também, para o meu desempenho, ele viu minhas condições de treino. Esse ano eu vou partir para o Mundial da Juventude em dezembro lá em Portugal e é sempre muito bom poder também contar com a ajuda da Prefeitura, que está sendo de muita importância na minha carreira", afirmou Vittinho.
fonte: secom