Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Depois de capivara em piscina e tamanduá em via pública, cobra é achada em uma máquina de lavar em Niterói
Por Administrador
Publicado em 06/05/2025 18:20
Geral
 

Em menos de uma semana, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal resgataram dois animais que apareceram em locais inusitados: uma capivara dentro de uma piscina em Itaipu e um tamanduá em uma via pública no Cafubá. O terceiro animal resgatado foi uma cobra de cerca de dois metros encontrada em uma máquina de lavar, em uma casa no Engenho do Mato.

A Guarda Municipal segue um procedimento específico para cada tipo de ocorrência. Após serem acionados, os agentes capturam o animal que, em seguida, tem as condições físicas avaliadas pela equipe. A cobra apresentava boas condições e, ao ser reintegrada, se adaptou facilmente ao seu habitat. O animal foi levado para o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica.

O morador da casa no Engenho do Mato, na Região Oceânica, levou um grande susto ao chegar na área de serviço e encontrar a cobra na máquina de lavar. Os guardas da coordenadoria são especialistas e treinados para esse tipo de resgate. Os moradores acionaram os agentes pelo número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).      

A Guarda Ambiental orienta a população a não interagir com animais silvestres para evitar ferimentos. Ao avistar o animal, a pessoa deve entrar imediatamente em contato com os agentes para o resgate.

Entre as espécies mais resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás. Após a captura, os animais passam por uma avaliação veterinária e, caso estejam bem, são devolvidos ao seu habitat natural nas unidades de conservação. Se apresentarem ferimentos ou estiverem debilitados, são encaminhados para instituições parceiras como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou o Instituto Vital Brazil, no caso de cobra venenosa.

fonte: secom

Comentários