Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Governo do Estado garantiu segurança do megashow de Lady Gaga no Rio
Por Administrador
Publicado em 04/05/2025 12:57
Geral

O megashow de Lady Gaga consolida o Rio de Janeiro como um grande palco de espetáculos internacionais. A estrutura de Segurança Pública do Governo do Estado garantiu a tranquilidade das mais de 2,1 milhões de pessoas que se reuniram na Praia de Copacabana, na noite de sábado. O evento tem um forte impacto para a economia fluminense, atraindo turistas, ampliando a arrecadação e gerando emprego e renda. O Estado investiu R$ 15 milhões, provenientes da Lei de Incentivo à Cultura, com uma estimativa de geração de R$ 600 milhões.

- É uma vocação do Rio de Janeiro a promoção da economia da cultura e nossa gestão aposta nisso. A cada espetáculo, aprimoramos a nossa capacidade de planejamento e realização dos megaeventos. O Governo do Estado tem dado prova de que, com planejamento e tecnologia, somos capazes de oferecer a tranquilidade que a população e os turistas esperam de nós. O evento foi um sucesso e quero parabenizar as forças de segurança - afirma o governador Cláudio Castro.

Para garantir a tranquilidade do público, foram escalados 5,3 mil agentes de segurança pública. Nenhum incidente grave foi registrado, mesmo diante da multidão, superior ao show de Madonna, há um ano, com público de 1,6 milhão de fãs. Ainda impressionada com o espetáculo, a designer gráfica Caroline de Mattos, de 27 anos, de Recife, era só elogios na manhã deste domingo. Ela contou que também ficou animada com o grande esquema de segurança.

-  Vim a outros eventos grandiosos, como no Rock in Rio e na primeira apresentação da Gaga em 2012. Dá pra ver uma evolução na estrutura, mesmo sendo um show aberto ao público. Vai fazer parte da história da música mundial. Eu me senti muito segura e estou muito feliz de estar no Rio de Janeiro _ disse Caroline.

Tecnologia de ponta a serviço da segurança

 Além do efetivo nas ruas, a PM contou com tecnologia de ponta na vigilância do entorno do show. As imagens geradas por 12 câmeras extras com software de reconhecimento facial, além das que já existem no bairro; e as captadas por dois drones e um helicóptero eram enviadas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) - baseado na Praça do Lido -, a recém-inaugurada central de monitoramento no 19º Batalhão de Polícia Militar (Copacabana) e a da sede do CICC, na Praça Onze.

-Foi uma operação exitosa. Cumprimos o nosso compromisso de proporcionar um ambiente seguro. Nos diversos pontos de policiamento em que estivemos, vimos o público em clima de festa e segurança - ressaltou o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Com base na experiência adquirida em megaeventos anteriores, o planejamento da Secretaria de Estado de Polícia Militar mobilizou também pelo menos 70 viaturas, 78 torres de observação e intensificação do policiamento na faixa de areia e no calçadão da Avenida Atlântica. Quem assistiu ao show, monitorado por drones do governo do estado, teve que passar por um dos 18 pontos de revistas com detectores de metais e instalação de câmeras de reconhecimento facial.

O esquema foi reforçado ainda com agentes bilíngues do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur) da Polícia Militar, que deu suporte a estrangeiros em casos de emergências. A Polícia Civil também reforçou o efetivo da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT), com sede no Leblon. Já o programa Segurança Presente, que atua de forma permanente na região, ampliou o efetivo especialmente para o espetáculo, com 100 policiais militares no patrulhamento ostensivo de proximidade.

Para os visitantes, o fator segurança foi preponderante para o sucesso da inesquecível noite comandada pela diva pop. A gestora em saúde, Jorgeana Cunha, de 51 anos, confessa que estava receosa de ir ao show com a filha, Ana Beatriz, 22, por conta das previsões de grande público.

- Eu tinha preocupação de ir (ao show) por conta da aglomeração de pessoas. Mas consegui ver tudo, filmei e tirei fotos o tempo todo. Tudo perfeito. Demorou um pouquinho para passar na revista, mas valeu a pena - destacou.

Moradores de Belo Horizonte (MG), os amigos Rafael Leandro de Paula e Erick Albuquerque, supervisores de vendas, ambos de 28 anos, amanheceram, neste domingo, na porta do Copacabana Palace, onde Lady Gaga se hospedou.

- Já estamos com saudades. Foi tudo incrível, fomos tratados com respeito pelos policiais em toda a cidade - elogiou Rafael.

Erick destacou também a precisão das informações prestadas aos turistas como ele.

- Quando vi tanta gente junta, senti um frio na barriga. Mas tinha tanto policiamento, que logo fiquei tranquilo. Tudo muito claro e objetivo em relação à segurança e caminhos para chegar à praia - completou Erick.

 

FOTOS: https://photos.app.goo.gl/C7ngcxDWDGWx98Hr9

VÍDEO: https://drive.google.com/drive/folders/1NR0KT9BJzsll-FEFqM_AQLRl--FNhO8F 

 

fonte: secom

Comentários