Prefeitura divulga levantamento do Liraa e resultado indica baixo risco
A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana divulgou o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti, Liraa realizado na primeira quinzena de janeiro. Foi detectado no município o percentual de 1,0%, considerado de baixo risco. Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental, Vanuza Terra, os números só são considerados preocupantes quando o percentual está acima de 2,0%.
O Liraa é feito quatro vezes ao ano, nos meses de janeiro, maio, agosto e outubro. O levantamento neste início de ano foi realizado entre os dias 5 e 11 deste mês e contou com a participação de 18 agentes da Vigilância Ambiental, que visitaram as localidades do município.
Para o levantamento, foram feitas visitas por sorteios nas localidades, trabalhadas em quarteirões, com os agentes colhendo amostras. Onde foram encontradas larvas, as amostras foram levadas para análises para ser avaliado se o índice estava alto ou não, explicou a coordenadora.
Mesmo com o Liraa dentro da normalidade, Vanuza destaca a importância de a população não se descuidar e dedicar pelo menos 10 minutos de sua semana para fiscalizar seu quintal em busca de possíveis focos do Aedes aegypti. “Esses 10 minutos por semana salvam vidas, e isso vai fazer com que o ciclo do mosquito se interrompa”. As informações são da ASCOM da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana