Educação prepara seminário de volta às aulas para capacitação dos profissionais
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está preparando um grande seminário de volta às aulas visando à capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino. O evento acontecerá no início de fevereiro, abordando o tema "Redescobrir o Propósito: uma Jornada de Inspiração para os Educadores". A programação será divulgada na próxima semana e incluirá palestras em diferentes locais, a fim de facilitar a locomoção dos educadores, como, por exemplo, Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Academia Campista de Letras e Escola de Santa Maria, ao Norte do município.
Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, as inscrições serão on-line e o link de cadastro será disponibilizado nos próximos dias. “Os educadores participarão de palestras, oficinas e debates, que abordarão temas importantes para os desafios contemporâneos da educação”, informou Marcelo.
Poderão participar não apenas os professores, mas também pedagogos, gestores, mediadores, cuidadores, inspetores de alunos, entre outros que desejem redescobrir o propósito de educar e renovar as práticas pedagógicas.
A coordenadora da Escola de Formação dos Educadores Municipais, Talita Ernesto, adiantou alguns dos assuntos que serão abordados, como Recomposição da aprendizagem: estratégias para recuperar e potencializar o aprendizado dos estudantes; Habilidades socioemocionais: a importância de formar alunos emocionalmente resilientes; Assédio moral e relações interpessoais: reflexões sobre práticas de convivência e ética no ambiente escolar; Letramento digital: desenvolvimento de competências tecnológicas para o ensino do século XXI; e Literatura como um contexto para alfabetização.
O objetivo, segundo ela, é inspirar os professores a renovarem sua visão sobre o papel transformador da educação, promovendo uma jornada de autoconhecimento e formação. “O evento reforça a importância da união entre educadores para enfrentar os desafios da sala de aula e contribuir para uma educação mais humanizada e inovadora”, disse a coordenadora. As informações são da Secom da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes