Estão abertas as inscrições para o público participar do Conexão 2030, o espaço do Governo do Estado no G20 Social, evento que antecede a Cúpula dos Líderes das 20 maiores economias mundiais, entre os dias 14 e 16 de novembro. O Conexão 2030 funcionará no Armazém 1b do Boulevard Olímpico, na área portuária, reunindo sociedade civil, movimentos sociais e representantes não-governamentais para debater estratégias de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no território fluminense. A programação completa e as inscrições, gratuitas, podem ser acessadas pelo link: www.rio2030.org.
Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o evento contará, durante os três dias, com uma programação ampla, tendo dois palcos voltados para debates com autoridades internacionais, ativações, feira de tecnologia e anúncio dos próximos passos do Governo do Estado para a construção de um Rio de Janeiro mais sustentável. A ideia é fortalecer a colaboração de todos para abordar questões urgentes na agenda global, como a transição energética, a preservação da biodiversidade e a adaptação às mudanças climáticas.
- Entendemos que o G20 é uma grande oportunidade para que a sociedade fluminense se mobilize, promova debates e reflexões sobre os temas que o fórum nos trouxe este ano e que têm completa relação com nossas vidas e nosso futuro. Por isso, oferecemos este espaço com atividades que vão permitir a troca de informações e experiências e a formação de novas alianças pelo desenvolvimento sustentável do nosso estado. Venham e participem! – convida o governador Cláudio Castro.
No Palco Inovação, 47 empreendimentos de sete países integram a Feira de Tecnologia Limpa. A mostra reunirá empresas e instituições de pesquisa da Dinamarca, Alemanha, Argentina, Islândia, África do Sul, Reino Unido e, claro, Brasil, para apresentarem suas soluções ambientais e debaterem sobre inovação e sustentabilidade. A feira faz parte do trabalho do GreenNova Hub, cluster de tecnologias limpas do Brasil que fomenta a transição verde e promove a inovação, a qual a Secretaria do Ambiente integra.
Entre as iniciativas presentes, estará a brasileira Aquapower, com um protótipo de turbinas hidrelétricas voltadas para geração de energia limpa; a Universidade de Copenhague, apresentando estudos sobre desafios globais, como mudanças climáticas e conservação da biodiversidade; a Sipremo, responsável pelo criação de uma inteligência artificial que prevê desastres naturais e eventos climáticos para empoderar empresas e governos diante dos desafios das mudanças climáticas; e o BQS Green Tech Cluster, primeiro centro de tecnologias ambientais e de economia circular na América do Sul, sediado na Argentin
Além da feira de tecnologia, serão mais de 40 atividades, entre painéis, rodas de conversa e workshops no Palco Conexões. A ideia é reunir autoridades e especialistas nacionais e internacionais para debater sobre mudanças climáticas, resiliência urbana, juventude, o papel das favelas na agenda ambiental, economia azul e muito mais. A convite do Governo do Estado, a subsecretária Geral das Nações Unidas e diretora-executiva do ONU-Habitat, Ana Cláudia Rossbach, contribuirá com os seus mais de 20 anos de experiência trabalhando em assentamentos precários, habitação social e políticas urbanas no Sul Global.
O G20 Social tem como objetivo ampliar a participação não-governamental nas atividades e nos processos decisórios do Grupo dos 20. O evento, acontece às vésperas do encontro dos líderes das maiores economias do mundo, visa garantir espaço para as diferentes vozes e reivindicações das populações e de agentes não-governamentais.
SERVIÇO:
Data: 14, 15 e 16/11, de 9h30 às 17h
Local: Armazém 1b, Zona Portuária do Rio de Janeiro - RJ
fonte: secom