A Secretaria municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias apresentou, na manhã desta quarta-feira (06/11), na sede da prefeitura, em Jardim Primavera, o Plano Verão 2024/2025. O encontro contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, além do prefeito eleito, Netinho Reis.
A partir de agora, os moradores da cidade poderão conhecer o plano de contingência pelo link https://drive.google.com/file/d/1iKp5FrTJ-An0juB4RU1v56GtQvqhS5jV/view?usp=sharing, e nas redes oficiais da prefeitura.
O Plano Verão foi desenvolvido para o enfrentamento de emergências e desastres, provocados por fenômenos hidrológicos (inundações, alagamentos e enxurradas), geológicos (movimento de massa) e meteorológicos (tempestades – granizo, vendaval e chuvas intensas). Nele, a Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil apresenta as ações preventivas de resposta às emergências e aos desastres que podem ocorrer na cidade. A SMODC ressalta que o planejamento é destinado às emergências e desastres em qualquer período do ano.
As autoridades municipais destacaram as preocupações do governo com possíveis ocorrências durante o período de chuvas e do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos para evitar enchentes e alagamentos.
As obras de drenagem e pavimentação nos distritos e a canalização de rios e canais em regiões cortadas por córregos foram recordadas, bem como as ações feitas junto às comunidades residentes em áreas de risco e nas escolas, com objetivo de transformar os alunos em agentes multiplicadores em suas localidades.
O Superintendente da Defesa Civil local, André Xavier, falou sobre as ocorrências registradas no início do ano no município, que recebeu um grande volume de chuvas, afetando diversas regiões, e das ações realizadas para atender os moradores afetados.
O Secretário municipal de Obras e Defesa Civil, Valber Januário, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, como a limpeza e desobstrução de rios, canais e sistemas de drenagem, obras importantes de infraestrutura – drenagem, pavimentação e construções de galerias em regiões cortadas por rios, que costumam transbordar com chuvas fortes, obras realizadas em parceria com o governo do estado. “Nosso trabalho é diário para acelerar as obras de macrodrenagem para o direcionamento correto das águas, para que o município sofra menos com eventos climáticos. Duque de Caxias recebe águas de municípios vizinhos para que cheguem à Baia de Guanabara, e o posicionamento geográfico e efeito de maré prejudicam a região”, destacou o secretário.
O encontro contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Proteção Animal, Urbanismo, Governo, Segurança Pública, Assistência Social e Direitos Humanos; das concessionárias de energia elétrica Light e Enel; Defesa Civil Estadual; Concer; Refinaria Duque de Caxias – Reduc; OAB/Duque de Caxias; Instituto Estadual do Ambiente – INEA; Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs; Bombeiros Voluntários estaduais, voluntários da Defesa Civil municipal; do Clube de Desbravadores, entre outros.
fonte: secom