Após o prefeito Wladimir Garotinho se reunir em Brasília com o ministro do Turismo, Celso Sabino, no último dia 30, a Secretaria Municipal de Turismo já está traçando pautas prioritárias para o segmento. “Vamos elaborar projetos alinhados com o Ministério do Turismo, pois foi uma pauta aberta pelo prefeito Wladimir durante encontro com o ministro”, disse a secretária Patrícia Cordeiro.
Ela afirmou que, dentre as ações planejadas e algumas em execução, como as obras de revitalização do Centro Histórico de Campos, estão a oferta de cursos de qualificação do trade turístico, onde o primeiro módulo de qualificação já está em desenvolvimento, em parceria com o Senac.
“Pretendemos também revitalizar e ordenar os espaços de potencial turístico, em especial as áreas de natureza, como o Itaoca, nossas lagoas, o Horto Municipal e agora o Parque Ecológico, a fim de atrair turistas em busca do ecoturismo, turismo de aventura e agroturismo”, ressaltou Patrícia.
Outras ações, segundo a secretária, dizem respeito à concessão de selo de qualidade e representatividade aos produtos típicos do município, conferindo, assim, interesse turístico, além da consolidação de Campos como cidade polo da Região Costa Doce, atuando no fortalecimento de toda a região.
“Também queremos atrair eventos de grande porte através de parceria público-privada, em consonância com o terceiro setor; conceituar produtos e serviços e concessões que atraiam novos investidores, favorecendo a criação de postos de trabalho; e participação de feiras e fóruns para a divulgação de nossos roteiros para todo o Brasil e exterior”, acrescentou a secretária.
O fortalecimento do turismo religioso com a estruturação do roteiro “Caminhos da Fé” foi outro projeto citado por Patrícia. “O Circuito Turístico Caminhos da Fé foi concebido a partir da Lei Municipal 9.234, que integra o Caminho de Santo Amaro ao Caminho de São Bento e o reconhece como Patrimônio Imaterial. O turismo religioso é uma realidade no Brasil e no mundo. Em Campos, temos a felicidade e responsabilidade de manter, divulgar e estruturar esse importante roteiro da tradição católica, que remonta a história de um povo forjada pela fé e se manifesta no ato da peregrinação”, disse ela.
fonte: secom