Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
História de Campos contada através de videoaulas no Programa Estação Educação
Geral
Publicado em 29/10/2024
 (Foto: Reprodução / Portal PAE/Seduct)
 

 

Por muito tempo, a História de Campos deixou de ser contada e explorada nas escolas. Mas, na atual gestão municipal, todas as lendas, histórias e belezas campistas passaram a ficar disponíveis no portal Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) através do programa Estação Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Para acessar basta clicar no link https://www.pae-seduct-campos.com/estacaoeducacao. As videoaulas estão disponíveis para alunos, professores e a comunidade em geral.
 
Até o momento, são 12 vídeos gravados por educadores da Rede Municipal que falam sobre os Rios Paraíba do Sul, Muriaé, Ururaí e Imbé; Palácio Nilo Peçanha (atual Câmara Municipal); Casa de Cultura Villa Maria e Morro do Itaoca. Além das aulas de História, o portal tem ainda vídeos de Geografia, nos quais são abordados temas como o Parque Estadual da Lagoa do Açu; Áreas de preservação ambiental como o Parque do Desengano e, ainda, as paisagens e transformações ao longo do tempo.
 
A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, ressalta que as videoaulas do Estação Educação sobre o município são verdadeiras joias para os professores da Rede Municipal. Ela disse ainda que as aulas representam um olhar atento para a história, geografia e cultura local, mostrando a importância de valorizar o passado e construir um futuro mais consciente. Para Viviane, quanto mais os alunos conhecerem a história, mais fortes serão os laços que irão os unir à comunidade.
 
“As videoaulas do Estação Educação são um passo fundamental para fortalecer a identidade campista e o sentimento de pertencimento. As videoaulas do Estação Educação, com a dedicação das professoras Eugenia, Liana e Andrea, são ferramentas indispensáveis para que nossos educadores explorem a fundo a identidade local e inspirem seus alunos. Ao aprofundar o conhecimento sobre a história local, os professores estão contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de valorizar suas raízes e construir um futuro mais promissor para o município”, finalizou Viviane.
 
De acordo com o gestor e coordenador técnico do Estação Educação, Welliton Rangel, o portal PAE foi desativado durante o período eleitoral, por determinação da Justiça, e retornou no dia 7 de outubro. Atualmente, tem mais de 3 milhões de visualizações. Sendo uma ferramenta consolidada junto às unidades escolares.
 
“O projeto Estação Educação foi criado na época da pandemia para que os alunos tivessem acesso às aulas. O projeto visa à gravação e edição de vídeos educacionais produzidos pelos departamentos, escolas e coordenações da Seduct. Ao todo, são cinco salas-estúdios preparadas com câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, nas unidades escolares selecionadas”, afirmou.
 
fonte: secom
Comentários