A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra segue com Consulta Pública aberta à população sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que ficará até o prazo dia 9 de novembro. O objetivo é receber sugestões e questionamentos, que devem ser enviados para o e-mail meioambiente@sjb.rj.gov.br, reforçando o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas participativas e voltadas para o desenvolvimento sustentável. A minuta preliminar do plano está disponível no site oficial da Prefeitura (https://www.sjb.rj.gov.br), onde os interessados podem consultar o documento e formular suas contribuições.
O PMGIRS de Resíduos Sólidos é um documento essencial para o futuro da cidade, como explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo. "Ele define as estratégias e ações para o manejo correto de resíduos sólidos no município, abordando desde a coleta e o transporte até o tratamento e a destinação final dos resíduos . Sua implementação visa melhorar a qualidade de vida da população, proteger o meio ambiente e garantir um município mais limpo e sustentável".
Apenas as contribuições identificadas corretamente, com o item e a parte do documento consultados, serão consideradas. O objetivo é garantir que as observações estejam relacionadas ao tema e possam ser analisadas pela equipe responsável. "Essa é uma oportunidade valiosa para que cada cidadão ajude a moldar o futuro da gestão de resíduos sólidos na cidade", reforça a secretária.
Ao final da Consulta Pública, as sugestões serão encaminhadas à Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e à empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria LTDA, que são parceiras da Prefeitura na elaboração do plano.
Audiência Pública - Além da consulta, será realizada uma Audiência Pública no dia 19 de novembro, das 14h às 17h, no Auditório Municipal (Rua Barão de Barcelos, nº 88 – 3º andar), em que a versão final do PMGIRS será apresentada à população. Será um momento para que a comunidade conheça em detalhes o plano e tenha a oportunidade de debater e esclarecer dúvidas diretamente com os responsáveis pela sua elaboração.
A participação de todos é considerada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos "fundamental para que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos reflita as necessidades e expectativas dos cidadãos, promovendo uma gestão eficiente e sustentável e, juntos, poder construir um futuro mais limpo e consciente para São João da Barra".
fonte: secom