Com o tema "Guardiões da Natureza: Unindo Escolas às Unidades de Conservação Locais", foi realizada nesta quarta-feira, 5, a 16ª Feira Municipal de Meio Ambiente no Espaço da Ciência Maria Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona. O evento reuniu mais de mil alunos das redes públicas e particular de São João da Barra e região, que participaram das atividades realizadas durante todo o dia, como apresentação teatral, gincanas e experiências nos estandes dos expositores, com foco na preservação ambiental e consumo consciente. Também foram apresentados e premiados projetos elaborados por estudantes da rede municipal.
A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, destacou que cada um tem o papel de ser protetor do meio ambiente. “Precisamos estar juntos nesse propósito. Hoje o município conta com cinco unidades de conservação municipais, além da RPPN Caruara e do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), e estamos comprometidos com esse papel”, destacou.
Para Caio Cunha, da Porto do Açu Operações, foi gratificante participar da feira. “Essa ação do município está alinhada com os objetivos da Reserva Caruara que atua em três pilares: serviço ambiental, pesquisa científica e educação ambiental. Recebemos mais de 30 mil visitantes na reserva, sendo 70% alunos. Estar aqui é a extensão do que fazemos todos os dias no município, atuando com educação ambiental e incentivando à conservação do meio ambiente”, justificou.
Participaram da Feira 13 escolas municipais, Núcleo de Controle de Zoonoses, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Federal Fluminense (IFF), Clube de Astronomia Louis Cruls, União Norte Fluminense de Engenharia e Comércio Ltda., Porto do Açu, Gás Natural do Açu (GNA), Anglo American Ferroport, Vast, Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas), Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul, além de outras instituições da sociedade civil, secretarias municipais, artesãs do Projeto Artesanato de São João da Barra e o Colégio Estadual Alberto Torres.
Os alunos, além de visitarem a Feira, também foram protagonistas dos projetos ambientais apresentados nos estandes das escolas que estavam concorrendo à premiação entregue no final do evento. A votação popular escolheu, em primeiro lugar, a E. M. João Flávio Batista, com um projeto de sensor de fumaça para identificar os incêndios na Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí (Revitaí), localizada no quinto distrito.
Em segundo lugar ficou a E.M. Amaro de Souza Paes com um projeto de proteção da Lagoa de Grussaí, por meio de plantação de bananeiras com camada filtrante. Já a terceira colocação foi ocupada pela E.M. Manoel Alves Rangel com um projeto de redução de espécies invasoras, Bagre Africano, através da pesca e produção de ração para engorda de animais.
Conheça os temas de todos os projetos apresentados na Feira:
E. M. Luiz Délio Mendonça
Tema: São João da Barra, um Ecossistema Peculiar
E. M. Domingos Fernandes da Costa
Tema: Salve o Manguezal
E.M.Dr Newton Alves
Tema: Projeto Margem Viva
E. M.Amaro de Souza Paes
Tema: A Bananeira no Tratamento de Esgoto
E. M. João Flávio Batista
Tema: Eco Monitoramento do Revitaí
E. M. Luiz Gomes da Silva Neto
Tema: Agricultura Sustentável em Ambiente de Restinga: Métodos Alternativos para Fertilização e Controle de Pragas
CMEA I - Mato Escuro
Tema: Lagoa do Salgado: Tesouro Ecológico de São João da Barra
E. M. Manoel Alves Rangel
Tema: Os Impactos Causados pela Espécie Inovasora Clarias Gariepinus (Bagre Africano) nos Ecossistemas Aquáticos do Município de São João da Barra
E.M.Chrisanto Henrique de Souza
Tema: Lagoa do Veiga
E. M. Elysio de Magalhães
Tema: Frutos que Nomeiam Localidades de São João da Barra
CMEA II
Tema : Preservação e Vegetação Costeira de São João da Barra.
E. M. Manoel Ducas de Brito
Tema: Fruta em Todo Lugar
E. M. Prof Dionélia Gonçalves com a turma da EJA
Tema: Manguezal de Atafona
fonte: secom