A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), ganhou um sentido ainda mais especial em Campos. Isso porque, em quase três anos, o projeto Reciclar na Rede já recolheu cerca de seis toneladas de resíduos sólidos recicláveis nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Recentemente, o projeto aumentou o número de escolas contempladas, passando de 22 para 35 unidades da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
Todas elas ganham contêineres para a coleta de lixo seletivo, que recebe a destinação adequada e passa pelo processo de reciclagem, em parceria com cooperativas, de acordo com a coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório.
“Esse dado é uma vitória para nós. Estão sendo coletados 40 contêineres por ano por unidade escolar. Recolhemos o equivalente a 2.000 kg de resíduos sólidos por ano, ou seja, 2 toneladas de resíduos deixaram de ser lançados por ano no ambiente e nas nossas vias públicas”, disse Ísis.
Mais de 15 mil alunos estão sendo beneficiados com ações, segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto. “Eles participam de diferentes atividades, como a visitação ao aterro sanitário. O projeto também inclui a oferta de material didático para aplicação nas salas de aula. Os estudantes conhecem, ainda, as cooperativas e visualizam onde chegam os resíduos reciclados que eles separam na escola, na prática”, disse.
OBJETIVO
O Projeto Reciclar na Rede é desenvolvido por meio do Programa Municipal de Meio Ambiente (Promea), que integra as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); Serviços Públicos; Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, através da Subsecretaria de Meio Ambiente.
O objetivo é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e à destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.
Várias disciplinas são abordadas em sala de aula. “Todas as áreas do conhecimento estão sendo trabalhadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. Promovemos oficinas, palestras, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos podem entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem”, explicou Ísis.
fonte: secom