A vacina contra a Covid-19 está disponível em Niterói, a partir desta segunda-feira (03), para idosos com 70 anos ou mais; crianças de até 4 anos, 11 meses, 29 dias; gestantes; puérperas; e imunossuprimidos. A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria municipal de Saúde, ampliou o público alvo da vacinação que está sendo realizada nas Policlínicas do Barreto, Largo da Batalha, Vital Brazil e São Lourenço, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h30.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, alerta para a importância da vacinação.
“É fundamental que as pessoas procurem uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra a Covid-19. A imunização é segura e muito importante para proteção da população e para evitar casos graves da doença”, conclui a secretária.
Maria Eunice dos Santos, de 86 anos, compareceu à Policlínica do Vital Brazil para receber a dose da vacina.
“Eu tomei todas as doses anteriores da vacina contra a covid-19, o que acho muito importante. Precisamos nos proteger da doença”, afirmou Maria.
O casal de aposentados, Ezio Moreira da Rosa, 89 anos, e Neuza Ribeiro da Rosa, 86 anos, também estiveram no local e aproveitaram para vacinar contra a covid e influenza.
“Nós cuidamos de nossa saúde, praticamos atividade física e estamos sempre atentos à vacinação. Temos nossa caderneta de imunização do idoso e mantemos nossa dose em dia. Acreditamos na proteção da vacina e recomendamos que todos os idosos procurem um ponto de vacinação”, disse.
Vacinação contra a Poliomielite
A Secretaria de Saúde de Niterói também está realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil, que vai acontecer até o dia 14 de junho. Na cidade de Niterói, a imunização está disponível nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação das crianças.
A secretária Anamaria Schneider alerta para a importância de os responsáveis levarem as crianças para a imunização.
“A vacinação contra a poliomielite é fundamental para essa faixa de idade, portanto alertamos aos responsáveis para a importância de levar as crianças em uma unidade de saúde para a imunização contra a pólio e, se necessário, atualização da caderneta vacinal”, afirmou a secretária.
O aposentado Ricardo Danilo, 64 anos, levou a neta Manuela, de 4 anos, para receber a dose da pólio e aproveitou para realizar outras vacinas.
“Nós consideramos as vacinas uma estratégia muito importante no cuidado da saúde das crianças. Hoje eu vim com a Manuela e vamos aproveitar para fazer outras vacinas compatível com a idade dela”, contou Ricardo.
Sobre a poliomielite – A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos mais graves da doença, também chamada de paralisia infantil, ela provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e pode até ser fatal.
Locais de vacinação Covid-19:
Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Vereador Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
fonte: secom