O município de São João da Barra superou a marca de 5 mil luminárias com tecnologia LED instaladas em diferentes pontos dos seis distritos. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, o número representa 44% de todo o parque de iluminação pública, que possui atualmente 11.581 unidades no total. O serviço de substituição das lâmpadas convencionais, muitas ainda de vapor metálico e vapor de sódio por LED, começou no início do segundo semestre de 2022 e ganhou reforço cerca de um ano depois com o aplicativo “Cidade Iluminada”, que otimiza e agiliza o atendimento à população que aponta algum poste com a luz apagada, por exemplo.
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, a instalação das luminárias de LED traz mais economicidade e segurança à população, principalmente pela qualidade, porque têm uma eficiência luminosa que proporciona uma iluminação pública de alta performance e baixa manutenção por conta da durabilidade.
—Hoje estamos com 100% da sede do município com LED e já passamos de 40% de todo o município. O LED aguenta melhor as variações de tensão, porque suporta uma entrada de 90 a 305 VAC, por conta das intempéries, como maresia e vento que prejudicam as conexões e a rede elétrica de distribuição que alimenta o sistema. Além da segurança da população, por uma iluminação melhor, com mais qualidade e luminosidade, a gente consegue ter menor manutenção— destacou Alexandre Rosa, ressaltando que está prevista a substituição das lâmpadas em 100% do parque de iluminação pública de São João da Barra.
Além das ruas e avenidas, várias praças, quadras e outros locais públicos do município estão recebendo lâmpadas de LED, a exemplo do que aconteceu no Cemitério Público São João Batista, que foi reformado junto com a Capela Mortuária. Um trabalho que começou pela sede do município e logo se espalhou, inclusive no quinto distrito. O Açu foi a segunda localidade a receber os investimentos na iluminação e atualmente várias outras também já têm as novas lâmpadas, principalmente em estradas importantes, como a de Azeitona, Sabonete, Bajurú, Quixaba, Jacaré, Água Preta, Campo de Areia, entre outras.
O mesmo aconteceu na BR 356 entre Cajueiro e Degredo, e também do trecho que vai desde o IFF-SJB até Atafona. Em Grussaí, todo o perímetro urbano da Avenida Liberdade recebeu a iluminação de LED e a Prefeitura já trabalha junto à Enel para a extensão da Figueira até cruzamento da BR, conhecido como “Curva”. A concessionária de energia está alterando o trecho para baixa tensão, e a Prefeitura, em seguida, vai instalar as luminárias, proporcionando claridade e segurança para os moradores e turistas.
As ações de manutenção da iluminação seguem paralelas aos serviços de troca de lâmpadas. Além dos acionamentos feitos pelo aplicativo “Cidade Iluminada", a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, que fica na Rua dos Passos, 510, também recebe solicitação de serviços de reparos de forma presencial ou pelo telefone (22) 2741-8449 – ramal 378. Rondas preventiva e corretiva são outra forma utilizada pelas equipes que percorrem, com caminhões de cesto aéreo, os distritos para identificar eventuais anormalidades. Em alguns casos, por conta das intempéries e sobrecarga da rede, são necessárias as trocas de reatores, relés, contatores e bases, essas últimas substituídas por braços para iluminação pública com galvanização a fogo.
Baixe o aplicativo -Com o “Cidade Iluminada”, a previsão de resolutividade das demandas de manutenção da iluminação pública apresentadas pelos sanjoanenses é de cinco dias úteis.Para a primeira solicitação pelo aplicativo, é preciso baixar o “Cidade Iluminada” no celular (tanto para Android aqui e para iOS aqui) e realizar um cadastro com e-mail e número do CPF. Após o cadastro, será possível, por exemplo, solicitar a substituição de lâmpadas apagadas e acompanhar o andamento da solicitação, até que o serviço seja concluído.
fonte: secom