Seis animais silvestres foram resgatados em Campos pelo Grupamento Ambiental (GAM) de quinta-feira (18) até esta terça-feira (23), feriado de São Jorge, Padroeiro do Estado do Rio de Janeiro. Dos seis animais, quatro eram gambás e duas cobras jibóia. O primeiro resgate foi de um gambá na rua Morro do Coco, no Parque Lebret, em Guarus. No sábado (20), mais dois gambás e duas cobras e, nesta terça, mais um gambá. Todos já foram devolvidos ao seu habitat natural. O GAM é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM). Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185.
Os dois gambás resgatados no sábado estavam no interior de residências no Parque Imperial e na Estância da Penha. Já as cobras foram resgatadas em via pública no Parque Tarcísio Miranda e no interior de uma residência no Novo Jóquei. “Nesta terça-feira, mais um gambá foi resgatado em uma residência do Parque Vivendas do Coqueiro I. O animal estava na grade da área de serviço”, disse o gerente do GAM, Ralph Leandro.
Nos três primeiros meses do ano, mais de 200 animais silvestres foram resgatados pelo GAM, sendo os gambás os animais encontrados, seguidos pelas cobras. O GAM orienta a população a como proceder quando flagrar um animal silvestre em sua residência ou via pública.
“Quando a pessoa encontrar um animal silvestre, o importante é não tentar o resgate e muito menos encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental”, explica o gerente, explicando que o uso das imagens é para os agentes identificarem as características do animal e levarem o equipamento adequado para o resgate.
fonte: secom