A primeira-dama Tassiana Oliveira, acompanhada da deputada federal Chris Tonietto, participou, nesta sexta-feira (12), de um encontro com representantes das entidades assistenciais conveniadas à Prefeitura. No encontro, foi debatido o serviço da Assistência Social realizado pelas instituições que, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), tiveram seus planos de trabalho aprovados para o recebimento de recursos destinados por intermédio de emendas parlamentares. O evento aconteceu na sede da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) e também contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini; a subsecretária da pasta, Paloma Campos; o vereador Leon Gomes, além dos assistidos e seus familiares.
De acordo com a primeira-dama, encontros como este reforçam a importância das instituições conveniadas na prestação de serviços a pessoas com deficiência (PCDs) e suas famílias, além dos idosos.
“Quando a gente está perto e olhando o trabalho que é realizado, a gente busca recursos para fortalecer esse trabalho. Quando Wladimir vai a Brasília, ele passa importantes informações, como a responsabilidade das instituições e o compromisso que elas têm com o serviço oferecido e é muito bom quando os deputados têm a oportunidade de visualizar esse trabalho. Eu acho que tudo que a gente vê na prática nos permite uma percepção diferente, mais abrangente de toda a amplitude da assistência”, disse Tassiana.
Atuante na destinação de emendas parlamentares à Assistência Social do município, a deputada Chris Tonietto enviou, só em 2023, cerca de R$ 630 mil em recursos que foram para quatro instituições. Para este ano, mais de R$ 600 mil estão previstos para cinco entidades.
"Estou muito feliz de estar aqui, vendo as nossas emendas e os recursos serem empregados de forma excelente no município. Isso é um alento para o meu coração. E quero deixar registrado que as emendas enviadas não são um favor, mas uma obrigação que nós, parlamentares, temos com a sociedade. As entidades estão em lugares que o Estado não consegue estar, então elas são muito importantes. Quando pensamos na questão dessas famílias, que têm pessoas com algum tipo de deficiência ou idoso, elas precisam de uma mão estendida”, explicou a deputada.
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, informou que as emendas representam um implemento em diversas ações nos serviços da Política de Assistência Social.
“Esse recurso está vindo para beneficiar com aquisição de equipamentos, de materiais permanentes, custeio para pagamento de pessoal, manutenção das instituições, que são da rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social, que é o SUAS”, ressaltou.
“Estamos aqui, juntas, recebendo uma deputada que está ajudando as instituições a fortalecerem seu trabalho juntamente com o governo. Para nós, isso é maravilhoso e só temos a agradecer à Deus e às pessoas que têm olhado para esse trabalho, para essa parceria com o município”, disse a presidente da Apape, Naira Peçanha.
Presidente da Obra do Salvador, Padre Wallace Azevedo, também agradeceu o apoio. “O sentimento é sempre de muita gratidão. Deus tem feito milagres nas nossas ações e serviços, fazendo com que a gente tenha cada vez mais vontade de trabalhar, suar a camisa e ir em busca de mais. Esse encontro nos faz refletir que as emendas ajudam todos, que não existe concorrência, mas sim entidades que estão sendo beneficiadas juntas”, declarou.
O encontro, que aconteceu na Apape, contou com a participação de assistidos e representantes do Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart (Apoe), Educandário São José Operário, Associação Monsenhor Severino, Centro Juvenil São Pedro, Obra do Salvador, Grupo Espírita Beneficente Doutor Hermann, Instituto Sawana Por Todos e o Orquestrando a Vida, que fez uma apresentação musical.
fonte: secom