Carla Miranda está cursando o 5º período de Educação Física no IseCensa, mora em Morro do Coco, no Norte do município, e foi contemplada com o Programa Municipal de Transporte Universitário, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Ela afirma que o benefício está mudando a vida dela e gerando uma economia de R$ 500 mensais.
“O ônibus foi um marco muito importante para nossa localidade, não apenas para os universitários de Morro do Coco, mas para todos os distritos que estão sendo atendidos. Estamos muito felizes por termos sido contemplados, é uma conquista para os universitários, estávamos esperando por isso há muitos anos, uma grande vitória! Agradecemos ao prefeito Wladimir Garotinho, à Secretaria de Educação e a todos os envolvidos nesse movimento para que pudéssemos realizar esse sonho. Está sendo muito gratificante, pois sem educação não somos nada”, comentou.
A segunda lista de estudantes aprovados no Programa foi divulgada pela Seduct no dia 21 de março. No dia 18, uma primeira relação já havia sido liberada com a atualização das rotas para o ano de 2024. Confira no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) (AQUI).
Para tirar dúvidas sobre o programa, basta escrever para o e-mail uni.transp@edu.campos.rj.gov.br. O serviço é voltado aos estudantes de universidades, faculdades, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos que morem no interior do município e não têm condições de arcar com sua condução até suas respectivas instituições de ensino.
Os horários são: 5h na ida e 13h na volta para o turno da manhã; e 16h na ida e 22h30 na volta, para o turno noturno. Esses horários podem sofrer pequenas alterações, de acordo com a necessidade da rota.
Também no início de março, o Programa deu início a uma nova rota, atendendo mais 73 moradores de Campos. Trata-se de estudantes de faculdades e universidades da cidade que fizeram o cadastro no ano passado. Desse total, 25 são de Conselheiro Josino, três de Três Vendas e 45 de Vila Nova de Campos. Essa nova linha é um desmembramento da antiga rota de Santo Eduardo.
Ao todo, cerca de mil estudantes estão sendo contemplados pelo Programa, de acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres. “Com esse novo grupo, a secretaria passou a atender a 12 rotas”, afirmou o secretário.
O subsecretário de Gestão Operacional da Seduct, Nilo Manhães, informou que o programa também atende alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 10 rotas no interior da cidade. “A medida é uma das ações previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE)”, informou Nilo.
fonte: secom